-
Moralizing, normalizing or absent teachers – how children’s fiction represents differences||Professoras moralizadoras, normalizadoras ou ausentes – a literatura infantil retratando as diferenças
- Voltar
Metadados
Descrição
Due to a increase of children’s fiction addressing the subject of ‘differences’ in the last few years in the Brazilian context, this study proposes a reflection on the way these books represent differences related to minority groups and gender. The analyses are focused on the character roles that are played by the teacher as she/he is faced with differences. Ten books published in Brazil by different authors and publishing houses between 2004 and 2008 were analyzed. The main argument of the analyses is based on the assumption that the increase of the issue of ‘difference’ in recent Brazilian children’s books is in accordance with various state policies relating to minorities rights, on the one hand, and to a broad development of criticism of children’s fiction from the 1970s until the present day as to stereotypical representation of gender and minority groups in the British and North-American context, on the other hand.||Em face da proliferação, no Brasil, nos últimos anos, de livros voltados ao público infantil cuja principal temática é a questão da diferença, o presente artigo propõe uma reflexão sobre a maneira como diferenças ligadas a grupos minoritários e a gênero são representadas em livros infantis. As análises centram-se nos papéis desempenhados pela personagem-professora ao ser confrontada com a diferença e são realizadas a partir de 10 livros publicados no Brasil, entre 2004 e 2008, por autores e editoras diferentes. O principal argumento defendido é que o interesse crescente por esse tema, em livros infantis, nas últimas décadas, deve-se, de um lado, a várias políticas governamentais de inclusão social, implementadas nos últimos anos, e, de outro lado, ao trabalho da crítica e da produção literária em âmbito internacional, que, desde a década de 70 do século XX, vem denunciando estereótipos em relação a grupos minoritários.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Kirchof, Edgar Roberto | Silveira, Rosa Maria Hessel
Data
19 de dezembro de 2008
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2008v13n2p56 | 10.5007/2175-7917.2008v13n2p56
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2008 Edgar Roberto Kirchof, Rosa Maria Hessel Silveira
Fonte
Anuário de Literatura; V. 13, n. 2, 2008; 56-75 | Anuário de Literatura; V. 13, n. 2, 2008; 56-75 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Representation | difference | children’s literature | gender | minority groups | Representação | Diferença | Literatura infantil | Gênero | Grupos minoritários
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos pares