Descrição
Based on the project Misanthrofreak, directed by Rodrigo Fischer (2014), the paper aims to analyze how the moving images can be constituted as an agency in the production of presence. Since the film was created, the audiovisual materials have been changing our perception and our relation to the world. Hence, our understanding of acting, presence, the conception of time-space and the boundary of the performing arts. We’d like to present the concept of cinefication and photogeny to describe the creative process of Misanthrofreak and also to show the organic body's dispossession in relation to images and objects in order to destabilize the focus of production of presence onstage, and consequently the concept of theatricality.||Neste artigo, por meio do estudo do espetáculo Misanthrofreak, de Rodrigo Fischer (2014), buscamos apontar de que modo as imagens em movimento podem se constituir como agenciadoras na produção de presença. Desde o final do século XIX, primeiramente o cinema e, em seguida, o vídeo têm estimulado e modificado nossa percepção, nossa relação com o mundo e, consequentemente, nosso entendimento sobre o trabalho do ator, a presença, os desdobramentos do tempo e do espaço cênicos e, neste sentido, os limites das artes da cena. Apresentamos os conceitos de cineficação e fotogenia para descrever momentos do processo criativo de Misanthrofreake demonstrar a despossessão do corpo orgânico em relação à s imagens e objetos, desestabilizando certo núcleo de produção de presença em cena e, com isso, a própria noção de teatralidade.