Descrição
The goal of this work is to approach the issue of temporality (as a cinematic and cultural phenomenon) from the perspective of two films, which, however different they may appear, meet in the common ground of topics such as time travel and teenage drama/comedy: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) and Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). With support from Hans Ulrich Gumbrecht’s thesis on the increase of contingency in postmodern experience, this paper endeavors an analysis of the peculiar temporal ambiences of both films, as well as their different conceptions of time and contingency.||o objetivo deste trabalho é abordar a questão da temporalidade (como fenômeno cinematográfico e cultural) a partir de dois filmes que, em suas enormes diferenças, encontram-se no terreno comum da temática da viagem no tempo e do drama/comédia adolescente: Back to the Future (Robert Zemeckis, 1985) e Donnie Darko (Richard Kelly, 2001). Partindo das teses de Hans Ulrich Gumbrecht sobre a problemática do aumento da contingência na experiência pós-moderna, empreende-se uma análise das ambiências temporais geradas nos dois filmes, bem como suas diferentes concepções de tempo e contingência.