-
MUITO VELHO PARA A TECNOLOGIA? COMO AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AFETAM AS RELAÇÕES SOCIAIS DE PESSOAS MAIS VELHAS EM PORTUGAL
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa analisa a importância do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente o computador, a internet e o telemóvel nas relações sociais em um grupo de pessoas mais velhasem Portugal. Comometodologia, foi utilizado grupos focais de seniores com idades entre 61 e 93 anos. Verificou-se que o telemóvel foi maioritariamente visto como indispensável para as relações sociais, enquanto o computador e a internet foram apontados como benéficos, ajudando a construir novas perceções de tempo e espaço. Portanto, a apropriação dessas tecnologias pode influenciar positivamente as relações sociais de pessoas mais velhas.
ISSN
1517-2473
Colaboradores
CAPES
Abrangência
Lisboa | Entre 60 e 93 anos; mulheres e homens; vivem na região de Lisboa; acesso a tecnologias
Autor
Azevedo, Celiana
Data
9 de novembro de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/60176 | 10.22456/2316-2171.60176
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/60176/44537 | /*ref*/ANNAN, K. Globalization must work for all. World Economic Forum. Janeiro 2001. Disponível em: http://www.un.org/News/dh/latest/address_2001.htm. Acessado em: janeiro 4, 2013). | /*ref*/AROLDI, P.; F. COLOMBO. Generational belonging and mediascape in Europe. Journal of Social Science Education, p. 34-44, Junho 2007. BERNARD, M.; PHILLIPS, J. The challenge of ageing in tomorrow’s Britain. Ageing and Society, p. 33–54, 2000. | /*ref*/CAREY, M. The group effect in focus groups: planning, implementing, and interpreting focus group research. In: J. MORSE. Critical Issues in Qualitative Research Methods, London: Sage Publications, 1996, p. 225–241. | /*ref*/CASTELLS, M. The Rise of the Network Society: The Information Age. Oxford: Blackwell, 2000. | /*ref*/CHEN, H. Introduction to Special Section on Aging and the Internet. Ageing International, p. 1-2, 2008. | /*ref*/COULSON, I. Introduction: technological challenges for gerontologists in the 21st century. Educational Gerontology, p. 307-315, 2000. CRANG, M.; GRAHAM, S. D. Multispeed cities and the logistics of living in the Information Age. Project Repor, Swindon: Economic and Social Research Council, 2005. CZAJA, S.; LEE, C. The impact of aging on access to technology. Information Society, p. 341–349, dez. 2007. | /*ref*/DANNEFER, D. What's in a name? an account of the neglect of variability in the study of aging. In: J. BIRREN; V. BENGTSON; D. DEUTCHMAN. Emergent theories of aging. New York: Springer, 1988, p. 356-384. | /*ref*/DEURSEN, A. Age and Internet skills: rething the obvious. In: E. LOOS; L. HADDON; E. MANTE-MEIJER. Generational use os new media, England: Ashgate, 2012, p. 170-184. DHUNPATH, R. Life history methodology: ‘‘narradigm’’ regained. Qualitative studies en education, p. 543–551, 2000. | /*ref*/DIAS, I. O uso das tecnologias digitais entre os seniores: Motivações e interesses. Sociologia, Problemas e Práticas, p. 51-77, 2012. | /*ref*/DIGITAL INCLUSION PANEL. Enabling A Digitally United Kingdom: A Framework For Action. London: Cabinet Office, 2004. | /*ref*/EC. Active ageing and solidarity between generations: A statistical portrait of the European Union 2012. Statistical books. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2012. | /*ref*/GILSTER, P. Digital literacy. New Jersey: Hoboken, 1997. | /*ref*/HABUCHI, I. Accelerating Reflexivity. In: I. MIZUKO; D. OKABE; M. MATSUDA. Personal, Portable, Pedestrian: Mobile Phones in Japanese Life, Cambridge: MIT Press, 2005, p. 165–182. | /*ref*/HADDON, L. TIME AND ICTS: Researching Time. University of Manchester, 2001. | /*ref*/HAGBERG, J. Being the oldest old in a shifting technology landscape. In: EUGÈNE LOOS, LESLIE HADDON AND ENID MANTE-MEIJER. Generational of new media, England: Ashgate, 2012, p. 89-106. | /*ref*/HALLORAN, J. Mass communication research: Asking the right questions. In: A. HANSEN, Mass communication research methods, London: Sage, 1989, p. 1-32. | /*ref*/INE. Censos 2012 - Resultados definitivos. Lisboa: INE, 2012. | /*ref*/INE. O Envelhecimento em Portugal: Situação demográfica e socio-económica recente das pessoas idosas. Serviço de Estudos sobre a População do Departamento de Estatísticas Censitárias e da População, Lisboa, 2002. | /*ref*/ITU. Measuring the Information Society. Switzerland, 2012. | /*ref*/KHVOROSTIANOV, N.; ELIAS, N.; NIMROD, G. ‘Without it I am nothing’: The internet in the lives of older immigrants. New Media and Society. v. 14. p. 583-599. 2003. | /*ref*/KITZINGER, J. Introducing focus groups. UK: Glasgow University Media Group, 1995. | /*ref*/LENHART, A.; HORRIGAN, J. B. Re-visualizing the Digital Divide as a Digital Spectrum. IT & Society. p. 23-39. 2003. | /*ref*/LICOPPE, C. Two modes of maintaining interpersonal relations throuh telephone: from the domestic to the mobile phone. In: J. KATZ. Machines that become us: the social context of personal communication technolog. New Jersey: Transation Publishers, 2002, p. 171-186. | /*ref*/LUPTON, D.; NOBLE, G. Mine/not mine: appropriating personal computers in the academic workplace. Journal of Sociology. p. 5-23. 2002. | /*ref*/MERTON, R., FISKE, M.; KENDALL, P. The focused interview: a manual of problems and procedures. New York: Free Press, 1990. MORGAN, D. Focus groups. Annual Review Sociology. p. 129–152. 1996. | /*ref*/NEVES, B.; AMARO, F. Too old for technology? How the elderly of Lisbon use and perceive ICT. The journal of community informatics, v. 8, n. 1, p. 1–22. 2012. | /*ref*/OBERCOM. Sociedade em Rede. A Internet em Portugal 2012. Lisboa: Publicações Obercom, 2012. | /*ref*/OLIVEIRA, J. Psicologia do Envelhecimento e do Idoso. 2º. Porto: Livpsic, 2005. | /*ref*/PHILLIPSON, C. The ‘elected ’ and the ‘excluded’ : sociological perspectives on the experience of place and community in old age. Ageing & Society. p. 321–342. 2007. | /*ref*/RAPAGNANI, G. Le suicide chez la personne âgée. Revue Medicale de Liege. p. 91–96. 2006. | /*ref*/RODRIGUES, L.; SOARES, G. Velho, idoso e terceira idade na sociedade contemporânea. Revista Ágora. p. 1-29. 2006. | /*ref*/ROEBUCK, J. When does old age begin? The evolution of the English definition. Journal of Social History. n. 12, p. 416-428. 2000. | /*ref*/SELWYN, N. The information aged: a qualitative study of older adults' use of information and communications technology. Journal of Aging Studies. p. 369-384. 2004. | /*ref*/SELWYN, N. Apart from technology: understanding people’s non-use of information and communication technologies in everyday life. Technology in Society, p. 99–116. 2003. | /*ref*/SELWYN, N.; GORARD, S.; FURLONG, J. The information aged: Older adults ’ use of information and communications technology in everyday life. Wales. 2003. | /*ref*/UN. Ageing in the Twenty-First Century: A Celebration and a Challenge. New York: United Nations Population Fund, 2012. | /*ref*/UN. World Population Ageing 1950-2050. Population Division, DESA, United Nations. Dispinível em: http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:World+Population+Ageing+1950+-+2050#0. Acesso em: 01 de janeiro 2013. | /*ref*/WILLIAMS, C.; WINDEBANK, J. Self-help and mutual aid in urban neighbourhoods: Some lessons from Southampton. Urban Studies, 2000: 27–147.
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Fonte
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 21, n. 2 (2016) | 2316-2171 | 1517-2473
Assuntos
Gerontologia; Sociologia; Educação | Tecnologias de informação e comunicação; Sênior; Relações Sociais; Envelhecimento. | Tecnologias de informação e comunicação e Relações Sociais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Grupos focais