Descrição
A experiência relatada neste texto objetivou aprimorar os usos da leitura e, principalmente, da escrita, numa perspectiva multimodal, por parte dos alunos, a partir da produção de curtas-metragens. A proposta, embasada nos fundamentos teóricos a respeito da Pedagogia dos Multiletramentos, conceito cunhado pelo Grupo de Nova Londres (GNL), ocorreu em aulas de Língua Portuguesa, com alunos que cursavam o 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Belo Horizonte (Minas Gerais). A partir de quatro etapas aplicadas: I- Contextualização da proposta, II. Leitura e escolha dos textos literários, III. Produção textual multimodal, IV. Circulação dos curtas e avaliação, as quais foram detalhadamente descritas e analisadas, foi possível evidenciar a relevância da leitura e da escrita, por meio das múltiplas linguagens, de modo contextualizado, crítico e criativo. Por essa razão, para além do objetivo citado, acredita-se na possibilidade de que este relato de experiência possa guiar professores, principalmente os de língua materna, na concretização de uma prática escolar de produção textual que não se limite à linguagem verbal.