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MULTIMODALIDADE EM CHARGES JORNALÍSTICAS DO MEIO DIGITAL: ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
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Metadados
Descrição
Este artigo objetiva analisar como os recursos multimodais interferem na leitura e construção dos sentidos, caracterizando o contexto sociocognitivo envolvido no processamento textual. Para tanto, foram analisadas 30 charges do jornal digital Folha de São Paulo, verificando as etapas de ativação dos objetos de discurso a partir do signo visual proposto por Kress e Van Leeuwen (2006).
ISSN
1981-6081
Periódico
Autor
Lé, Jaqueline Barreto | Santana, Sílvia Letícia da Silva
Data
22 de agosto de 2020
Formato
Idioma
Relação
https://periodicos.ufpe.br/revistas/hipertextus/article/view/248013/36492 | /*ref*/BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: _____Estética da Criação Verbal. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 261-306. BENTES, Anna Christina; RAMOS, Paulo; ALVES FILHO, Francisco. Enfrentando os desafios do texto. In: _____BENTES, Anna Christina; LEITE, Marli Quadros (Orgs). Linguística de texto e análise da conversação: panorama das pesquisas no Brasil. São Paulo: Cortez, 2010, p. 389-424. CAVALCANTE, Maria Clara Castanho. Multimodalidade e Argumentação na Charge. 2008. 102 fl. Dissertação (mestrado). Centro de Artes e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2008. DIONISIO, Angela Paiva. Gêneros textuais e multimodalidade. In: _____ KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECKZA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola, 2011, p. 137-151. HEINE, Lícia Bahia; SOUZA, Iracema Luíza de; SALES, Myrian Conceição Crusoé Rocha. O texto em discussão: reflexões sobre uma nova fase na Linguística Textual. In: _____ HEINE, Lícia Bahia (et al) (Org.). Inquietações do texto e do discurso: Interpelações, debates e embates. Salvador: EDUFBA, 2018, p. 15-32. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 3ª ed. 8ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York, Routledge, 2010. KRESS; Gunther; VAN LEEUWEN, Theodore. Reading images: the Grammar of Visual Design. 2 ed. London: Routledge, 2006. _____. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001. LÉ, Jaqueline Barreto. Referenciação e gêneros jornalísticos: sistemas cognitivos em jornal impresso e jornal digital. 2012. 191fl. Tese (Doutorado). Programa de Pós- Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. MINAYO, Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2001. PAGLIOSA, E. Humor: um estudo sociolinguístico cognitivo da charge. Porto Alegre: EDIPCRS, 2005 RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2018. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, Mídias, Linguagens. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. ROMUALDO, Edson Carlos. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia: Um estudo de charges da Folha de São Paulo. 1ª reimp. Maringá: Eduem, 2000. SANTOS, Fernanda Maria Almeida dos. Multiletramentos e ensino de língua portuguesa na educação básica: uma proposta didática para o trabalho com (hiper) gêneros multimodais. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 43, n. 76, mar. 2018. ISSN 1982- 2014.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Hipertextus - Revista Digital
Fonte
Hipertextus - Revista Digital; v. 21, n. 1 (2019) | 1981-6081 | 10.47867/htxt.v21i1
Assuntos
Multimodalidade. Leitura. Signo visual.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo Avaliado pelos Pares