-
Multimodality and Augmented Reality (AR) books for children: an analysis of the literary work “Mur”||Multimodalidade e livros de Realidade Aumentada (RA) para crianças: uma análise da obra literária “Mur”
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, I present an analysis of the children’s book of Augmented Reality (AR) Mur, by the Finnish Kaisa Happonen and Anne Vasko, based on the theory of multimodality. My main goal is to describe the media and modes used in the construction of this children's book of Augmented Reality and in so doing understand how these semiotic resources produce an organic sense of unity as well as aesthetic effects in this work. After a brief introduction on Augmented Reality and the work by Happonen and Vasko, there is a reflection on the field of studies of multimodality, with emphasis on its main operational concepts: semiotic resources, means and modes. In the second part, I mobilize these concepts to explain how these technological resources are used in each medium. In this same section, two main modes of the work are addressed: image and writing. Finally, in the conclusion, there is a reflection on how the modes and media are articulated in this work to produce a meaningful reading experience.||O objetivo deste artigo é analisar o livro ilustrado de Realidade Aumentada (RA) para crianças Mur, das finlandesas Kaisa Happonen e Anne Vasko, com base na teoria da multimodalidade. A proposta é descrever os meios e modos utilizados na construção dessa obra e, em seguida, responder como eles se articulam para produzir sentidos e efeitos estéticos integrados. Após uma breve introdução sobre a Realidade Aumentada e sobre a obra, há uma reflexão sobre o campo de estudos da multimodalidade, com ênfase em seus principais conceitos operacionais: recursos semióticos, meios e modos. Na seção seguinte, por sua vez, esses conceitos são mobilizados para compreender como os recursos tecnológicos usados para gerar a experiência da Realidade Aumentada na obra Mur serviram para potencializar os seus efeitos estéticos. Nessa mesma seção, são abordados dois principais meios da obra: a imagem e a escrita. Por fim, na conclusão, há uma reflexão sobre como os modos e os meios se articulam nessa obra para produzir uma experiência de leitura significativa.
ISSN
1807-9288
Periódico
Autor
Kirchof, Edgar Roberto
Data
4 de agosto de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/81171 | 10.5007/1807-9288.2021.e81171
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Edgar Roberto Kirchof | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Texto Digital; Vol. 17 No. 1 (2021): Multimodalidade em textos digitais - Parte I; 74-97 | Texto Digital; Vol. 17 No 1 (2021): Multimodalidade em textos digitais - Parte I; 74-97 | Texto Digital; v. 17 n. 1 (2021): Multimodalidade em textos digitais - Parte I; 74-97 | 1807-9288
Assuntos
Multimodality | Digital children's literature | AR book | Multimodalidade | Literatura infantil digital | Livros de RA
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion