-
Museu da Escola Catarinense: school heritage in collections, experiences and reflections: Patrimonio scolastico in collezioni, esperienze e riflessioni.||Museu da Escola Catarinensese: patrimônio escolar em acervos, experiências e reflexões: Patrimonio scolastico in collezioni, esperienze e riflessioni.||Museo Universitario – Museu da Escola Catarinense: Patrimonio escolar en colecciones, experiencias y reflexiones.||Museo universitario – Museu da Escola Catarinense: Patrimonio scolastico in collezioni, esperienze e riflessioni.
- Voltar
Metadados
Descrição
This study intent to showing the collections of the Museu da Escola Catarinense of the State University of Santa Catarina is presented and its museum potential inserted in the university structure in the same building that, in 1964, started to house the first Faculty of Education in Brazil, giving rise to the University for the Development of the State of Santa Catarina – currently, Udesc. We can relate it to the problem of a certain invisibility of this type of museum in Brazil, even though such collections are part of our life. We intend to give evidence to studies, experiences and reflections on the presence of our museum in the community, in addition to making it more known among a specialized audience. We will briefly discuss the technological advances implemented at the Museu da Escola Catarinense and its contribution to the preservation of school education in the state, as well as a preserved school space and its actions and development with sustainability, focusing on its collection its importance as educational heritage.Throughout this process, the preservation of a cultural heritage from Santa Catarina linked to Education is emphasized, which constitutes a sourceof research, since they are materials that are not restricted to traditional supports of historical documentation, but full of stories. The Museum isan important educational space to develop critical capacity, reinforce and feed energy, and to project the future.||Este artigo pretende evidenciar as coleções do Museu da Escola Catarinense da Universidade do Estado de Santa Catarina e seu potencial museológico. A instituição está sediada no mesmo prédio que, em 1964, passou a abrigar a primeira Faculdade de Educação do Brasil, dando origem à Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – atualmente, Udesc. Podemos relacionar como problema o fato de que existe certa invisibilidade desse tipo de museu no Brasil, ainda que tais coleções sejam parte da nossa vida cotidiana. Pretendemos dar evidência às pesquisas, às experiências e às reflexões sobre a presença de nosso museu na comunidade, além de torná-lo mais conhecido entre o público especializado. Discorreremos, brevemente, sobre os avanços tecnológicos implantados no Museu da Escola Catarinense e sobre a contribuição do museu na preservação da educação escolar do estado. Além disso, será abordado o espaço escolar preservado, as ações e o desenvolvimento com sustentabilidade com foco no acervo do museu e na sua importância como patrimônio educativo. Em todo esse processo, coloca-se em evidência a trajetória de preservação deum patrimônio cultural catarinense ligado à educação e que se constitui como fonte de pesquisa ao conter, em seu acervo, materiais que não estão restritos aos suportes tradicionais de documentação histórica, mas são repletos de histórias para contar. Dessa forma, é apontado como o museu é um espaço educativo importante para desenvolver a capacidade crítica, reforçar e alimentar energias, e projetar o futuro.||
Resumen: El dossier temático “Museos universitarios: patrimonio, experiencias y reflexiones” presenta la posibilidad de mostrar las colecciones del Museu da Escola Catarinense de la Universidad Estatal de Santa Catarina, así como su potencial museológico insertado en la estructura universitaria, en el mismo edificio que en 1964, luego alberga la primera Facultad de Educación en Brasil, que dio origen a la Universidad para el Desarrollo del Estado de Santa Catarina, hoy UDESC. Podemos evidenciar como un problema el hecho de que existe una cierta invisibilidad de este tipo de museo en Brasil, a pesar de que tales colecciones son parte de la vida de todos nosotros. Tenemos la intención de destacar la investigación, experiencias y reflexiones sobre la presencia de nuestro museo en la comunidad, destacando y problematizando sus especificidades, límites, desafíos y potencial. El objetivo de la publicación es dar a conocer el Museu da Escola Catarinense entre un público especializado. Discutiremos brevemente los avances tecnológicos implementados en el Museu da Escola Catarinense y su contribución a la preservación de la educación escolar en el estado, así como sobre un espacio escolar preservado y sus acciones y desarrollo con sostenibilidad, centrándonos en su colección y su importancia. como patrimonio educativo. A lo largo de este proceso, se destaca la preservación de un patrimonio cultural de Santa Catarina vinculado a la educación, que constituye una fuente de investigación, ya que estos son materiales que no se limitan a los soportes de documentación histórica tradicional, pero están llenos de historias para contar. El museo es un importante espacio educativo para desarrollar habilidades críticas, reforzar y alimentar energía, para proyectar el futuro.
Palabras clave: Museo Universitario de UDESC; Museo de la escuela de Santa Catarina; Colecciones escolares y colecciones.
||
Curriculum vitae:
Il dossier tematico "Musei universitari: patrimonio, esperienze e riflessioni" presenta la possibilità di mostrare le collezioni del Museu da Escola Catarinense dell'Università Statale di Santa Catarina, nonché il suo potenziale museologico inserito nella struttura universitaria, nello stesso edificio del 1964, ha iniziato a ospitare la prima Facoltà di Scienze della Formazione in Brasile, che ha dato vita all'Università per lo sviluppo dello stato di Santa Catarina - oggi UDESC. Possiamo riferire come un problema il fatto che in Brasile esiste una certa invisibilità di questo tipo di museo, anche se tali collezioni fanno parte della vita di tutti noi. Intendiamo evidenziare la ricerca, le esperienze e le riflessioni sulla presenza del nostro museo nella comunità, evidenziandone e problematizzandone le specificità, i limiti, le sfide e le potenzialità; oltre a far conoscere il Museu da Escola Catarinense ad un pubblico specializzato. Discuteremo brevemente i progressi tecnologici attuati presso il Museu da Escola Catarinense e il suo contributo alla conservazione dell'istruzione scolastica nello stato, nonché uno spazio scolastico preservato e le sue azioni e sviluppo con la sostenibilità, concentrandoci sulla sua collezione e sulla sua importanza come patrimonio educativo. Durante tutto questo processo, viene evidenziata la conservazione di un patrimonio culturale di Santa Catarina legato all'istruzione, che costituisce una fonte di ricerca, in quanto si tratta di materiali che non si limitano ai tradizionali supporti di documentazione storica, ma sono pieni di storie per raccontare. Il museo è un importante spazio educativo per sviluppare capacità critiche, rafforzare e alimentare l'energia, per proiettare il futuro.
Parole chiave: UDESC University Museum; Museu da Escola Catarinense; Collezioni e collezioni scolastiche.
ISSN
1980-4466
Periódico
Autor
Makowiecky, Sandra | Goudard, Beatriz
Data
21 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/172154 | 10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp209-246
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Sandra Makowiecky, Beatriz Goudard | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista CPC; v. 15 n. 30esp (2020): Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões - parte I; 209-246 | Revista CPC; Vol. 15 No. 30esp (2020): Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões - parte I; 209-246 | Revista CPC; Vol. 15 Núm. 30esp (2020): Dossiê Museus universitários: patrimônio, experiências e reflexões - parte I; 209-246 | 1980-4466
Assuntos
Education | Memory of education | School material culture | University museums | Educação | Memória da educação | Cultura material escolar | Museus universitários
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares