Descrição
Relatamos uma medida de intervenção de acordo com os objetivos fins do Museu Pedagógico: rastreamento, catalogação, preservação e musealização de quaisquer documentos – escritos, sonoros, fílmicos ou fotográficos – considerados importantes para organizar o estudo, a reflexão, a produção de conhecimentos e saberes sobre a história da educação na região Centro-Sul da Bahia. Adotando as perspectivas teóricas de Thompson (1981), de Schaff (1978) e do próprio Marx (1973) e os referenciais teóricometodológicos de Jameson (1964) e de Schellenberg (apud JAMESON, 1964), diagnosticamos a necessidade imediata de intervenção no arquivo escolar da Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc-20). O arquivo encontravase instalado numa pequena sala, que integra conjunto de outras alugadas pelo Estado, e abrigava documentos de escolas públicas e particulares extintas. Apresentamos uma proposta junto à Reitoria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e à Coordenação Geral da Direc-20 de acolher o arquivo em nosso próprio espaço. Coube à Direc-20 transferir seu pessoal para o local, como uma espécie de extensão do órgão, em espaço adequado cedido pelo Museu. Palavras-chave: Museu Pedagógico. Arquivo. Documentos escolares. Região Centro-Sul da Bahia