Descrição
Pretende-se, neste artigo, apresentar uma proposta de sequência didática para a construção de um museu virtual sobre representações do Holocausto, fruto de um produto educacional idealizado em mestrado profissional, com o intuito de utilização na Educação Básica. Parte-se da perspectiva do museu, e seu papel educativo, como espaço de reflexão crítica. Planejou-se essa prática para ser aplicada com alunos do 3º ano do Ensino Médio. No estudo, procura-se investigar a possibilidade de construção de novos conhecimentos a partir da leitura e reescrita de textos conhecidos como literatura de testemunho, gênero surgido da necessidade de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial em relatar os horrores vividos. Pretende-se que as produções dos alunos ressignifiquem seus conceitos a respeito da temática, levando em conta o debate em torno do impacto das novas tecnologias e suas estéticas, que influenciam as relações sociais e de aprendizagem, como defendem diferentes autores (HALL, 2002; BAUMAN, 2001; SANTAELLA, 2007; ROJO, 2012). Para tanto, foram utilizadas metodologias que envolvem as teorias dos gêneros textuais, considerando o planejamento de sequências didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2009). Espera-se contribuir com os debates que envolvam a utilização do museu virtual na escola como uma possibilidade de ensino de História.