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Music and Sounds According to Pasolini||Música y sonidos según Pasolini||Música e sons segundo Pasolini
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Metadados
Descrição
Since the beginning, Pasolini has shown a great deal of trust in music and sounds considering them essential tools for the expression and even, at the time of the anthropological revolution, similar to the actions of reality. Thus, he writes in his autobiography in verses entitled “Poeta delle Ceneri” (1966-1967): “[...] I would like to be a music writer [...] the only expressive/ perhaps high, and indefinable action like the actions of reality” (PASOLINI, 2015c, p. 1.288). Starting from this confession, this essay investigates – with an interdisciplinary approach that touches the poetic, literary, cinematographic production and Pasolini’s rational reflection – the origin of his sonorous thought and the hinges on which rests the relationship between experience, which also transits from listening, and the forms of art.||Desde su debut, Pasolini ha mostrado una gran confianza en la música y los sonidos, considerándolos instrumentos esenciales para la expresión e incluso, ya en la época de la revolución antropológica, similares a las acciones de la realidad. Así que escribió en su autobiografía en versos, titulado "Poeta delle Ceneri" (1966-1967): "[...] Quería ser un escritor de música [...] la única acción expresiva, / tal vez, alta e indefinible como las acciones de la realidad" (PASOLINI, 2015c, p. 1.288). A partir de esta confesión, este ensayo pregunta – a través de un enfoque interdisciplinario que impregna las reflexiones poéticas, literarias, cinematográficas y ensayísticas de Pasolini – el origen de su pensamiento sonoro y las bases sobre las que se sostuvo la relación entre la experiencia, que también pasa de la escucha, y las formas de arte.||Desde a sua estreia, Pasolini mostrou depositar uma grande confiança na música e nos sons, considerando-os instrumentos essenciais à expressão e até mesmo, já na época da revolução antropológica, similares a ações da realidade. Assim ele escreveu em sua autobiografia em versos, intitulada “Poeta delle Ceneri” (1966-1967): “[...] eu queria ser escritor de música [...] a única ação expressiva,/ talvez, alta e indefinível quanto as ações da realidade” (PASOLINI, 2015c, p. 1.288). A partir dessa confissão, o presente ensaio indaga – por meio de uma aproximação interdisciplinar que perpassa a produção poética, literária, cinematográfica e as reflexões ensaísticas de Pasolini – a origem de seu pensamento sonoro e as bases sobre as quais se sustentou a relação entre experiência, a qual transita também a partir da escuta, e formas de arte.
ISSN
0103-183X
Periódico
Abrangência
Brazil; 2020 | Brasil; 2020 | Brasil; 2020
Autor
Calabrese, Claudia | Alves (Trad.), Cláudia Tavares | Amoroso (Trad.), Maria Betânia
Data
30 de novembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8660708 | 10.20396/remate.v40i2.8660708
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Licença Creative Commons | https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Remate de Males; Vol. 40 No. 2 (2020): Pasolini and criticism; 443-471 | Remate de Males; Vol. 40 Núm. 2 (2020): Pasolini y la crítica; 443-471 | Remate de Males; v. 40 n. 2 (2020): Pasolini e a crítica; 443-471 | 2316-5758
Assuntos
Pasolini | Musicalidade poética | Realidade | Paisagem sonora na literatura | Pasolini | Musicalidad poética | Realidad | Paisaje sonoro en la literatura | Pasolini | Musicality in poetry | Soundscape in literature | Music | Reality
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Texto | Texto