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NA CASA-ESPELHO: Proposta de Pensamento Coreográfico
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Metadados
Descrição
A Casa-Espelho, ou the Looking-Glass House, é um lugar do outro lado do espelho da sala de Alice, em Alice do outro lado do espelho (CARROLL, 1971). Um estúdio de dança, ou uma “casa-espelho”, espelha claramente o dispositivo de palco: muitas vezes tem espelhos, ou câmaras, ou frentes assinaladas por cadeiras, um apelo a ver de fora. Num estúdio, pode ser traçada uma linha que separa a parte que está dentro da parte que está na periferia da atenção. O centro de uma acção que trabalha, por exemplo, em forma de jogo, ou de exercício coreográfico. Um estúdio de ensaio pode ser uma espécie de “máquina de reflexão”, um laboratório de testar, ou de ensaiar potências, onde se constroem maquetes de realidade, e se observam, “à lupa”, determinadas relações. O percurso de Alice do outro lado do espelho ajudou-me a pensar nalgumas possibilidades coreográficas enunciadas pe- los coreógrafos: Lisa Nelson, Mark Tompkins, João Fiadeiro e Olga Mesa, durante a escrita da minha tese de doutoramento (COELHO, 2016). Por exemplo, uma das ressonâncias encontradas na relação entre Alice do outro lado do espelho (CARROLL, 1971) e o texto Before your eyes seeds of a dance practice de Lisa Nelson (2003) tem que ver com as possibilidades do espelho, as inversões. Uma outra aparece com a velocidade, a terceira com a queda, e a quarta com a possibilidade de acreditar e de testar as potências do que, à partida, parece impossível. Esta última relaciona-se, talvez, também com a acção do “infinitamente im- provável” de que fala Hanna Arendt citada por Lepecki (2011), em “Coreopolítica e coreopolícia”. Palavras-chave: Casa-Espelho. Pensamento Coreográfico. Lisa Nelson. Mark Tompkins. João Fiadeiro. Olga Mesa.
ISSN
1516-0173
Periódico
Autor
Coelho, Silvia Pinto
Data
11 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
//periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35499
Idioma
Editor
Relação
//periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35499/20563
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Cadernos do GIPE-CIT
Fonte
Cadernos do GIPE-CIT; n. 36 (2016): PROCESSOS CRIATIVOS: Educação Somática e Afetos; 15 | 2675-1917 | 1516-0173
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion