-
NARRATIVA DO ESTRANHAMENTO ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE A IDENTIDADE E DIFERENÇA
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo propõe-se discutir os limites de um ensino situado entre a identidade e a diferença. Nesse sentido, o artigo realiza uma análise do ensino de História como espaço de produção de identidades e como lugar do ensino da diferença. Constata que o ensino de História, no Brasil, que em outro tempo fora lugar de construção da nacionalidade, espaço onde se afirmava os valores da nação, hoje se converte no lugar da identidade. O que propomos discutir é que o ensino de História e a própria História, vivem um dilema desde sua liberação ante a servidão a um ensino voltado à afirmação dos valores do Estado-nação, como fora desde o século XIX. Esse dilema é, justamente, se o ensino de História se volta para a identidade ou para a diferença; se o ensino de História constitui-se em um espaço de memória, revelando-se como disciplina útil aos interesses dos grupos identitários ou se apresenta como um palco por onde desfilam diferenças e experiências alheias à realidade dos estudantes. Ao mesmo tempo, o artigo discute o papel da narrativa na aula de História, como estratégia expressiva para enunciar a diferença e para redefinir as relações entre as novas gerações com seu passado.
ISSN
2238-4979
Autor
Pereira Mullet, Nilton; Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Marques, Diego Sousa
Data
6 de maio de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, no todo ou em partes. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Plures-Humanidades o mesmo não será submetido a outros periódicos pelo autor principal ou qualquer coautor.A publicação na Plures-Humanidades implica automaticamente a cessão de direitos autorais do referido artigo à revista.A não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais. (Lei n. 9610, de 19 fev. 1998)
Fonte
Plures Humanidades; v. 14, n. 1 (2013): Plures Humanidades
Assuntos
Ensino de História | Ensino de História. Identidade. Diferença