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Narrativa e blog na contemporaneidade – o olhar das crianças na pesquisa
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Metadados
Descrição
O artigo propõe-se a apresentar um dos achados da pesquisa de Doutorado da autora. Nesse sentido coloca em diálogo a concepção de narrativa tradicional de Walter Benjamin e a perspectiva trazida por Silviano Santiago que, ao dialogar com Benjamin, destaca um novo modo de entender o narrador na contemporaneidade por ele nomeado de “narrador pós-moderno”. O diálogo dos autores é o mote para a reflexão sobre a concepção que as crianças trazem do que são as narrativas (melhor entendidas como histórias do ponto de vista delas) nas recorrências surgidas nos diferentes campos da pesquisa (escolas pública, particular, espaço cultural e blog) para depois focar em especial um dos campos – o blog - em que se apresenta uma análise das postagens realizadas pelas crianças. Tal debate entre os autores sobre a narrativa junto ao que aponta Ana Maria Nicolacci em seus estudos sobre blogs fundamentam a análise das produções e falas das crianças a respeito de como viveram o processo de escrita no blog trazendo reflexões sobre as questões associadas a narrativa na contemporaneidade. As crianças pesquisadas apontam os sentidos do escrever, narrar, informar e suas nuances e nos fazem pensar nos desafios que as novas mídias trazem para a escola e demais instâncias formadoras da sociedade.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
CAPES e FAPERJ
Autor
Adriana Hoffmann Fernandes; UNIRIO
Data
21 de dezembro de 2013
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 10, No 21 (2013); 94-120
Tipo
Avaliado por Pares