-
Narrativas de licenciandos em física sobre as disciplinas pedagógicas
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto busca compreender, a partir das narrativas dos licenciandos em física de uma universidade federal do Estado do Rio de Janeiro, quais os sentidos que estes atribuem às suas experiências com as disciplinas pedagógicas cursadas no processo de formação inicial. As narrativas das histórias de vida e formação dos licenciandos foram construídas via a realização de entrevistas narrativas, organizadas e textualizadas enquanto Mônadas, que, na perspectiva de Walter Benjamin, constituem pequenas historietas emblemáticas de sentido sobre a centralidade das disciplinas pedagógicas no processo de formação. As lentes utilizadas para a leitura das Mônadas, e os sentidos que produzem sobre a dimensão pedagógica da formação inicial, perpassam contribuições de Walter Benjamin com os conceitos de experiência e narrativa, a discussão sobre as aprendizagens implícitas, proposta por Philip Jackson, entre outros. Os desdobramentos e cruzamentos entre as lentes e as leituras das Mônadas sinalizam, a partir do olhar dos licenciandos, um processo de formação de professores de física que, via as disciplinas pedagógicas, conecta a docência em física a discussões e questões da área de humanas, uma vez que esse processo demanda interações intra e intersubjetivas afastando a prática docente do olhar pautado no senso comum.
ISSN
2525-426X
Autor
Guimarães, Heriédna Cardoso | Henriques de Oliveira, Eda Maria
Data
20 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5733 | 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p768-785
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Fonte
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 768-785 | REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 768-785 | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 768-785 | 2525-426X | 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11
Assuntos
Formação de Professores de Física. Disciplinas Pedagógicas. Narrativas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion