-
Narrativas indígenas na web:: o que isso pode nos dizer sobre identidades, cultura e protagonismo indígena
- Voltar
Metadados
Descrição
Considerando a apropriação das mídias digitais como demanda indígena na atualidade, este trabalho busca uma análise dos usos dessas tecnologias por parte de alguns grupos étnicos, enquanto estratégia política para dar visibilidade e fortalecimento à s suas reivindicações e (re)construções identitárias. O trabalho é dividido em duas partes. Primeiramente, aproximo-me de alguns estudos acerca da participação indígena na internet e das teorizações de Massey, para pensar a geometria do poder que envolve o espaço virtual e Canclini, para pensar a desnaturalização das culturas indígenas como algo essencializado. Na segunda parte, a partir das narrativas dos próprios indígenas, busco analisar a mobilização que estes sujeitos fazem de seus patrimônios culturais na demarcação da “indianidade”||Considerando a apropriação das mídias digitais como demanda indígena na atualidade, este trabalho busca uma análise dos usos dessas tecnologias por parte de alguns grupos étnicos, enquanto estratégia política para dar visibilidade e fortalecimento à s suas reivindicações e (re)construções identitárias. O trabalho é dividido em duas partes. Primeiramente, aproximo-me de alguns estudos acerca da participação indígena na internet e das teorizações de Massey, para pensar a geometria do poder que envolve o espaço virtual e Canclini, para pensar a desnaturalização das culturas indígenas como algo essencializado. Na segunda parte, a partir das narrativas dos próprios indígenas, busco analisar a mobilização que estes sujeitos fazem de seus patrimônios culturais na demarcação da “indianidade”
ISSN
2318-1729
Periódico
Autor
Domingues, Maria Perpétua Baptista
Data
13 de setembro de 2017
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10991 | 10.26512/hh.v5i9.10991
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 História, histórias
Fonte
história, histórias; Vol. 5 Núm. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 234-250 | História, histórias; v. 5 n. 9 (2017): História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente (jan-jun); 234-250 | 2318-1729
Assuntos
Demandas indígenas | Identidades indígenas | Cultura | Mídias digitais | Patrimônio cultural
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion