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Narrative, narratives and point of view: notes for an explicit teaching of literature||Narrativa, narrativas e ponto de vista: anotações para um ensino explícito da literatura
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Metadados
Descrição
This paper presents a proposal to teach literature based on explicit teaching as a way to provide more effective learning for modern foreign languages students who have difficulties in reading and writing as well as little practice in reading literary texts. Initially, the proposal is aimed at college education, but it can also be adopted at all levels. It has shown positive results for children, youth and adults, especially for those with learning difficulties, as demonstrated by recent works of Steve Bissonnette, Clermont Gauthier and other researchers. Focused on the teacher, it does not depend on great changes in school environments or any additional investments. Based on the discoveries of cognitive psychology made since the 1950s, it can be an answer to Brazilian students’ limitations in the field of reading, which were evidenced by the most recent results of the Program for International Student Assessment (Pisa), part of which is presented in this paper. The paper is divided in two parts. The first one presents a contextualization of the current situation of the teaching of literature, by tracing a brief history of Western education, as well as of the place of literature in schools since Classical Antiquity. In the second part, it presents the first stage of what a class based on explicit teaching would be like. It presents the preparation phase, with emphasis on the appropriation of the necessary content (theories of point of view), as well as a brief script of a class, which includes activities that respect learners’ working memory. As a way of developing students’ critical sense, students are encouraged to relate the class content (the short story “The house of Astérion”, by Jorge Luis Borges, and the narrative category of point of view) to the popular notion of narrative in the way it has been disseminated in social media, thus bringing the study of literature and the students' daily experience closer together.||Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de aula de literatura baseada na metodologia do ensino explícito, como forma de proporcionar um aprendizado mais efetivo para alunos do curso de Letras Estrangeiras Modernas com dificuldades de leitura e escrita, e pouca prática de leitura de textos literários. Inicialmente nossa proposta se dirige ao ensino universitário, mas o ensino explícito também pode ser adotado em todos os níveis de ensino, tendo apresentado resultados positivos para crianças, jovens e adultos, principalmente aqueles com dificuldades de aprendizado, como demonstram os trabalhos recentes de Steve Bissonnette, Clermont Gauthier e outros pesquisadores. Focada no professor, essa metodologia não depende de mudanças drásticas na escola nem de investimentos adicionais. Fundamentado nas descobertas da psicologia cognitiva, realizadas desde os anos 50 do século passado, o ensino explícito pode ser uma resposta para as limitações do aluno brasileiro no domínio da leitura, evidenciadas pelos resultados mais recentes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), parte dos quais apresentamos neste artigo. Como forma de contextualizar nossa situação atual em matéria de ensino de literatura, traçamos também neste artigo um breve histórico da história da educação ocidental, bem como do lugar da literatura nas escolas desde a Antiguidade Clássica. Em uma segunda parte, nos dedicamos a apresentar a primeira etapa do que seria uma aula fundamentada metodologicamente no ensino explícito, qual seja, a fase de preparação, com destaque para a apropriação do conteúdo necessário (teorias do ponto de vista) e um breve roteiro da aula, com a proposta de atividades que respeitem a memória de trabalho do aprendiz. Como forma de desenvolvimento do senso crítico do aluno, também propomos relacionar o estudo do assunto da aula proposta (o conto “A casa de Astérion”, de Jorge Luis Borges, e a categoria narrativa do ponto de vista) e a noção de narrativa, da maneira como ela vem sendo difundida nas redes sociais, aproximando assim o estudo da literatura e a vivência cotidiana dos alunos.
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Terzakis, Philio Generino
Data
15 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/52291 | 10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52291
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Fonte
Revista Graphos; v. 22 n. 2 (2020): Literatura: Educação, Recepção e Circulação de Obras Literárias; 322-341 | 1516-1536
Assuntos
Explicit teaching | Method | Literature | Narrative | Point of view | Ensino explícito | Metodologia | Literatura | Narrativa | Ponto de vista
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion