-
Network sharing: a proposal for knowledge exchange in pandemic times ||Intercambio de redes: una propuesta para el intercambio de conocimientos en tiempos de pandemia||Partilhando em rede: uma proposta de trocas de saberes em tempos de pandemia
- Voltar
Metadados
Descrição
The objectives of this work are to report on and reflect on the experiences of the group "Educações em Rede" (Network Education). Formed by teacher-researchers, it was proposed as a space for continuing education for teachers at different levels and for networking, as a response to face educational challenges in the face of the Covid-19 pandemic. The actions carried out consisted of webinars transmission; production of tutorials and publication of articles to assist teachers in the theoretical, methodological and technical difficulties emerging in this context. The central motivation of "Educações em Rede" was to debate and share knowledge with different actors from different parts of Brazil and the world, establishing themselves as a learning network. The analyzed data show that the public was essentially composed of Brazilian teachers, from 30 to 45 years old, in search of an accessible space for debate and non-formal training in the use of technologies applied to education.||Los objetivos de este trabajo son informar y reflexionar sobre las experiencias del grupo "Educações em Rede". Formado por profesores-investigadores, se propuso como un espacio para la formación continua de profesores y para la creación de redes, como respuesta a los desafíos educativos ante la pandemia de Covid-19. Las acciones consistieron en seminarios web, producción de tutoriales y publicación de artículos para ayudar en las dificultades teóricas, metodológicas y técnicas que se demandan en este contexto. La motivación central de "Educações em Rede" fue debatir y compartir conocimientos con diversos actores de diferentes partes del Brasil y del mundo, estableciéndose como una red de aprendizaje. Los datos del análisis muestran que el público estaba compuesto, esencialmente, por profesores brasileños, de 30 a 45 años de edad, en busca de un espacio accesible para el debate y la formación no formal para el uso de tecnologías aplicadas a la educación.||Os objetivos deste trabalho são relatar e refletir acerca das experiências realizadas pelo grupo “Educações em Rede”. Formado por professores-pesquisadores, propôs-se como um espaço de formação continuada para professores de diversos níveis e de acolhimento em rede, como resposta de enfrentamento aos desafios educacionais diante da pandemia da Covid-19. As ações realizadas constituíram-se na transmissão de webinários; produção de tutoriais e publicação de artigos para auxiliar professores perante as dificuldades teóricas, metodológicas e técnicas emergentes nesse contexto. A motivação central do “Educações em Rede” consistia em debater e partilhar saberes com diversos atores de diferentes partes do Brasil e do mundo, estabelecendo-se como uma rede de aprendizagem. Os dados de análise demonstram que o público era composto, essencialmente, por professores brasileiros, de 30 a 45 anos, em busca de um espaço acessível para o debate e de formação não formal para o uso das tecnologias aplicadas à educação.
ISSN
2358-6338
Periódico
Autor
Campos, Fernanda Araujo Coutinho | Cavalcanti, Ana Paula Campos
Data
31 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24876 | 10.35699/2237-5864.2020.24876
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Fernanda Araujo Coutinho Campos, Ana Paula Campos Cavalcanti | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-23 | Revista Docência do Ensino Superior; Vol. 10 (2020); 1-23 | Revista Docência do Ensino Superior; v. 10 (2020); 1-23 | 2237-5864 | 2358-6338
Assuntos
Teacher education | Learning networks | Pandemic | Virtual communities | Digital Information and Communication Technologies (ICT) | Formación de profesores | Redes de aprendizaje | Pandemia | Comunidades virtuales. Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICs) | Formação de professores | Redes de aprendizagem | Pandemia | Comunidades virtuais. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion