-
NEUROPOLÍTICA: THE ROLE OF EMOTIONS AND THE UNCONSCIOUS||NEUROPOLÍTICA: O PAPEL DAS EMOÇÕES E DO INCONSCIENTE
- Voltar
Metadados
Descrição
Após resumir a evolução da abordagem das emoções e do inconsciente na psicologia e nos estudos recentes da neurociência e, do mesmo modo, condensar o espaço que esses tópicos ocupam nas principais teorias do século XX – que procuraram explanar o comportamento político, com ênfase no voto –, o texto apresenta quatro vertentes analíticas do campo que pode ser denominado de neuropolítica: a política entendida como disputa moral; o modelo de inteligência afetiva; a avaliação das estratégias emocionais das campanhas; e a mensuração direta das respostas emocionais e inconscientes a estímulos políticos. Na última etapa, o artigo apresenta a síntese dos resultados preliminares de um estudo pioneiro no Brasil, de caráter experimental, que, usando eletroencefalografia e eye tracker, buscou avaliar as respostas psiconeurofisiológicas de um grupo de eleitores da classe C diante de imagens dos candidatos presidenciais na eleição de 2010.||This article first presents a summary of the evolution of the approach to emotions and the unconscious in psychology and recent studies of neuroscience, and thus it shows where those topics belong within the main theories of the 20th century which sought to explain the political behavior with an emphasis on voting behavior. Then it presents four analytical approaches of the field that can be named neuropolitics: politics viewed as a moral dispute; a model of emotional intelligence; the evaluation of emotional strategies of the campaigns; and the direct measurement of the emotional and unconscious responses to political stimuli. In its last part, the article presents a summary of the preliminary results of a pioneering study of experimental nature in Brazil, meant to evaluate the psycho-neuro-physiological responses of a group of voters from the C class confronted with images of presidential candidates in the 2010 election, by making use of electroencephalography and eye-tracker.
ISSN
0103-9989
Periódico
Autor
LAVAREDA, ANTONIO
Data
30 de agosto de 2011
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/34811 | 10.11606/issn.2316-9036.v0i90p120-147
Idioma
Fonte
Revista USP; n. 90 (2011): MARKETING POLÍTICO; 120-147 | 2316-9036 | 0103-9989
Assuntos
neuropolítica | emoções | comportamento eleitoral. | neuropolitics | emotions | electoral behavior.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion