-
Nhembo’e – Educação escolar nas aldeias Guarani
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto descreve processos e práticas de escolarização em duas aldeias
Guarani do Rio Grande do Sul: Tekoá Anhetenguá (Porto Alegre) e Tekoá Jataí’ty
(Viamão), locais em que a escola é requisitada como possibilidade de aprender leitura,
escrita e português, ou o “sistema dos brancos”, como dizem, referindo-se ao que precisam
aprender para realizar um diálogo mais equilibrado com as sociedades não indígenas.
Mesmo conhecedores das leis que possibilitam a escola diferenciada na aldeia, os Guarani
agem com cuidado e buscam um modo próprio para o fazer escolar, evidenciando as
marcas de sua cosmologia. Assim como a palavra Nhembo’e refere escola e as práticas
decorrentes dela, Nhembo’e, na língua Guarani, significa pronunciar as palavras sagradas
da tradição e deixar-se instruir por elas.
Descritores – Educação indígena; educação escolar indígena; escolas Guarani.
ABSTRACT
In this text, I describe schooling processes and practices in two Guarani
villages in Rio Grande do Sul (Brazil): Tekoá Anhetenguá and Tekoá Jataí’ty, places in
which the school is requested as a possibility to learn writing, reading and Portuguese
language, or the “white people system”, as they sometimes call it, referring to what they
need to learn in order to perform a more equitable dialogue with non-indigenous
societies.Even knowing the laws that allow a differentiated school in the village, the
Guarani act carefully and look for their own way making the school, showing the
impression of their cosmology on it.The word Nhembo’e refers to the school and the
practices arisen in it, as well as Nhembo’e, in the Guarani language, means to pronounce
the sacred words of tradition and to let oneself be instructed by them.
Key words – Indigenous education; indigenous school education; Guarani schools.
ISSN
1981-2582
Periódico
Autor
Bergamaschi, Maria Aparecida
Data
19 de junho de 2007
Formato
Idioma
Fonte
Educação; Vol. 30 No. 1 (2007) | Educação; Vol. 30 Núm. 1 (2007) | Educação; v. 30 n. 1 (2007) | 1981-2582 | 0101-465X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion