-
NOBLESSE OBLIGUE: 12 homens e uma sentença e o sentido do dever para Kant
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo dedica-se a elaborar uma analogia entre uma análise do filme “12 homens e uma sentença” e a teoria moral kantiana. Os autores procuram esclarecer a importância do sentido de dever na obra de Kant, dedicando atenção especial ao valor que o filósofo dava à resignação e objetividade em sua teoria moral. Conclui-se com uma reflexão sobre o valor da racionalidade na obra kantiana e questões relativas à aplicação da razão em nossa sociedade atual.Palavras-chave: Moralidade. Educação. Cinema. NOBLESSE OBLIGE: “12 angry men” and the meaning of obligation in Kant AbstractThis article is dedicated to draw an analogy between an analysis of the film “12 angry men” and the Kantian moral theory. The authors seek to clarify the importance of the sense of obligation in the work of Kant, paying particular attention to the value that the philosopher gave the resignation and objectivity in his moral theory. It concludes with a reflection on the value of rationality in the Kantian work and issues relating to application of reason in our actual society.Key words: Morality. Education. Movie.
ISSN
2238-1279
Autor
Kleber Tuxen Carneiro; Faculdades Network | Eliasaf Rodrigues de Assis; Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas | Ricardo Leite de Camargo; Universidade de São Paulo (ESALQ-USP) e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da FCLAr/Unesp | Maurício Bronzatto; FAC São Roque
Data
13 de junho de 2012
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 9, No 18 (2012); 38-52
Tipo
Avaliado por Pares