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NOTAS SOBRE A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS
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Metadados
Descrição
A partir das contribuições dos Estudos Culturais em Educação em sua perspectiva pós-estruturalista e dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, o artigo tem como objetivo a problematização da formação do pedagogo na atualidade. Para tanto a metodologia investigativa, configura-se na análise das continuidades e descontinuidades, presentes nos discursos sobre a história do Curso de Pedagogia no Brasil. Através da análise empreendida, são focalizados os discursos a respeito do que é dito da Pedagogia e do pedagogo desde a emergência de tal curso de graduação. Em tal perspectiva, são apresentados rastros e permanências que atravessaram (e que ainda atravessam) os variados momentos em que foi sendo construído o curso em questão e que contribuem indefectivelmente na tessitura da formação do egresso da Pedagogia hoje, principalmente a partir da homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Desse modo, destaca-se a importância de ser considerada a trajetória histórica do Curso de Pedagogia, enquanto subsidio para problematização das demandas contemporâneas presentes atualmente no processo de formação do pedagogo enquanto profissional da educação. Palavras- chave: Curso de Pedagogia. Pedagogo. Discursos. História da Educação.
ISSN
2238-1279
Autor
Rodrigo Saballa de Carvalho; UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
Data
16 de outubro de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 25 (2014); 247-291
Tipo
Avaliado por Pares