Descrição
Os momentos que antecedem à aposentadoria se constituem em um processo único e diferenciado para cada pessoa. Porém, o fato de estarmos inseridos em uma sociedade que supervaloriza o trabalho e o papel profissional e que não nos prepara para uma vivência satisfatória do tempo livre, tem concorrido para transformar a hora do desligamento da atividade laboral em momentos de angústia, que mobilizam medos, dúvidas e muitas inquietações. Este artigo relata um estudo de caso sobre a experiência de implantação, a partir de 2008, do “Novo Tempo – Programa de Preparação para o Pós-Carreira”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Câmpus Natal-Central -, que tem como objetivo capacitar os servidores que estejam há três anos da aposentadoria a lidar com o término da atividade institucional com competência e criatividade. Mostrar-se-á a experiência de implantação, planejamento de atividades e detalhamento do funcionamento do Programa Novo Tempo, e o atingimento de seus objetivos. Para os fins deste artigo, adotou-se uma estratégia metodológica de caráter descritivo, envolvendo o uso de técnicas padronizadas de gravações e aplicação de questionários, através dos quais foram colhidos os depoimentos dos participantes de cada uma das três turmas concluintes. Com base nestes relatos, conclui-se que o Programa tem sido um importante facilitador nas tomadas de decisão e na conscientização da necessidade de planejamento de um projeto de vida voltado para uma aposentadoria ativa no pós-carreira, corroborando a relevância deste tipo de ação de responsabilidade social por parte das organizações.