Descrição
It is intended, from a “hermeneutics of suspicion”, proposed by Boaventura de Sousa Santos (1989), to raise a discussion about the ways in which the intersectional vulnerabilities of gender, class, race and ethnicity is one of the epistemic and political obstacles to the effectiveness of the promotion and guarantee of Human Rights. From a postcolonial and feminist critique of these logics of oppression that are colonialism, capitalism and patriarchy, we seek to realize that beyond them an emancipatory education directed to Human Rights is possible, insofar as this education has as its starting point the recognition that the color line and the line of sexism are lines of radical exclusions, generators and unjust inequalities present in the law and knowledge of Western modernity.
Recebido em: 26/04/2019.Aprovado em: 26/08/2019||Pretende-se, a partir de uma “hermenêutica de suspeita”, proposta de Boaventura de Sousa Santos (2002), suscitar uma discussão sobre os modos como as vulnerabilidades interseccionais de gênero, classe, raça e etnicidade é um dos obstáculos epistêmico e político a efetivação da promoção e garantia dos direitos humanos. A partir de uma crítica pós-colonial e feminista a essas lógicas de opressão que são o colonialismo, o capitalismo e o patriarcado, busca-se perceber que para além delas é possível uma educação emancipatória voltada aos Direitos Humanos, na medida em que essa educação tenha como ponto de partida, o reconhecimento de que a linha de cor e a linha do sexismo são linhas de exclusões radicais, geradoras e desigualdades injustas, presente no direito e no conhecimento da modernidade ocidental.
Recebido em: 26/04/2019.Aprovado em: 26/08/2019