Descrição
Passados trinta anos da publicação de A moderna tradição brasileira, de Renato Ortiz, a cultura de massa se consolidou no Brasil, e a produção cultural está plenamente articulada ao mercado. O Brasil tem uma longa tradição de circulação de pessoas, mercadorias e bens simbólicos, a qual se acentuou nas últimas décadas com a mundialização. Entretanto, a modernização no Brasil esbarra nas desigualdades sociais e raciais. O país tem sérios desafios pela frente se quiser estender a cidadania plena a todos os seus habitantes. Palavras-chave: A moderna tradição brasileira, cultura de massa, circulação de pessoas, mercadorias e bens culturais.||Thirty years after the publication of A moderna tradição brasileira, by Renato Ortiz, mass culture has been consolidated in Brazil, and cultural production is fully articulated to the market. Brazil has a long tradition of circulation of people, commodities, and cultural goods, which has increased in the last decades with the process of globalization. However, modernization in Brazil stumbles on social and racial inequalities. The country has serious challenges ahead if it wants to extend full citizenship to all its inhabitants.Keywords: A moderna tradição brasileira, mass culture, circulation of people, commodities and cultural goods.