-
O brincar e a criatividade como formas de lidar com a dificuldade de aprendizagem
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo é resultado de pesquisas efetuadas pelo grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem (LUPEA), mais especificamente, parte-se de um recorte da dissertação de mestrado de uma das autoras, na qual se estuda a educação estética e o espaço escolar, enfocando-se o brincar no contexto da dificuldade de aprendizagem. Como referencial teórico para a abordagem da articulação entre o brincar e a questão das dificuldades de aprendizagem, tem-se os pressupostos de Winnicott, Paín e Fernández. A metodologia utilizada na pesquisa maior foi de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa participante pelo viés da Pesquisa-Ação. Este artigo centra-se no relato da participação de F., aluna da escola municipal de Angra dos Reis, no projeto de correção de fluxo, tendo-se como objetivo discutir quem é o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem? Como este aluno constrói uma identidade discente sem ser a partir de amálgamas do que dizem dele? Propõe-se, com a análise de cinco cenas que sintetizam os dados colhidos nas 25 oficinas realizadas, uma saída para as dificuldades na aprendizagem e da agressividade na escola. Por meio da análise dos dados desta pesquisa e da abordagem dada ao caso de F., tem-se a constatação da efetividade do brincar e da criatividade como uma das formas de lidar com a questão.
ISSN
2238-1279
Autor
Maria Vitoria Campos Mamede Maia; Universidade Federal do Rio de Janeiro | Camila Nagem Marques Vieira; PPGE/UFRJ e Colégio Pedro II
Data
30 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 35 (2017); 119-137
Tipo
Avaliado por Pares