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O cinema como canal de entendimento do Domínio da Capacidade Física
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Metadados
Descrição
Resumo: O senso comum, aliado à desinformação acerca das pessoas com capacidade acima da média, muitas vezes gera visões deturpadas e discriminatórias sobre esses indivíduos, principalmente no tocante ao contexto escolar. Ademais, nota-se também uma dificuldade no delineamento dos conceitos pertinentes a essa área. Diante desse quadro, o presente trabalho busca trazer esclarecimentos e, ao mesmo tempo, explorar as potencialidades do cinema como instrumento de aprendizagem, notadamente no que tange ao estudo da Capacidade Física, no contexto escolar. A escolha do cinema como ferramenta de aprendizado trouxe resultados satisfatórios tendo em vista a proposta de abordar tal capacidade bem como os mitos que permeiam esse tema. Ao assistir os filmes Happy Feet: O Pinguim e Billy Elliot, algumas características desse domínio, evidenciam-se - agilidade, ótima coordenação motora, velocidade, notável execução dos passos de dança, entre outras. Ao mesmo tempo, é possível atentar ao longo dos filmes para outras questões como a dificuldade vivida pelos personagens ao demonstrar sua vontade de dançar, ou ainda a de ter seus talentos reconhecidos. O cinema pode, portanto, ser utilizado com uma ferramenta em formação de professores, orientação aos pais de dotados e talentosos, grupos de estudos acerca da temática, uma vez que, de uma maneira dinâmica, traz a representação de uma pessoa altamente capaz, facilitando o entendimento das características que acompanham a capacidade elevada.
Palavras-Chave: Contexto Escolar. Dotação e Talento. Capacidade Elevada. Cinema.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)
Autor
Carina Alexandra Rondini; Faculdade de Ciências e Letras - FCL - Unesp/Assis | Ana Luiza Mendonça dos Santos; Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto - USP
Data
29 de agosto de 2016
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 31 (2016); 6-31
Tipo
Avaliado por Pares