Descrição
Este trabalho tem por objetivo tratar do conceito de imitação próprio da poética musical
do classicismo alemão. Os tratados do músico Heinrich Christoph Koch (1749-1816) delimitam
o marco teórico, especialmente o Versuch einer Anleitung zur Composition (Rudolstadt
& Leipzig: 1782-93), pois atualizam o conceito, de cunho aristotélico, para a prática musical no
contexto das belas artes setecentistas. Tomada como princípio, a imitação prescreve a todo material
artístico a mesma natureza e a mesma técnica de elaboração: a natureza é alegórica, pois
representa o objeto imitado indiretamente, por analogia, e sua elaboração é retórica, pois seu
fim é a persuasão. Segundo Koch, o que distingue a música das demais belas artes é a matéria
sonora com que ela opera, e o objeto que imita: os sentimentos e paixões humanas. Este trabalho
se concentrará na relação entre esses elementos, considerando as preceptivas de J. G. Sulzer
(1720-1779) e C. Batteux (1713-1780), tomadas pelo músico alemão como modelares. Acima de
tudo, pretende-se por em evidência a manutenção da noção de imitação como principal instrumento
da poética musical setecentista.
Palavras-chave: Imitação; Poética; Música; Heinrich Christoph Koch.