-
O corpo da mulher como acumulação de sabedoria e resistência no poema “Virgem ”, de Luiza Romão||The body of a woman as cumulative wisdom and resistance in the poem “Virgem”, from Luiza Romão
- Voltar
Metadados
Descrição
A obra poética de Luiza Romão desvela a figura feminina sob a ótica da desconstrução da representação clássica, permeada de mitos e tabus que através dos séculos foram utilizados para educar e controlar opressivamente os corpos das mulheres. Sabendo que a disciplinarização do corpo feminino obedece a um estereótipo que serve a grupos que controlam e detém posições privilegiadas nas relações de poder, propomos não rechaçar o corpo, mas partir dele para desconstruir e dessacralizar sua representação, que atualmente está alinhada às instituições patriarcais vigentes. Neste sentido, este artigo tem como objetivo realizar um estudo acurado do poema “Virgem”, do livro Coquetel Motolove (2014), a fim de verificar como as ferramentas poéticas e literárias possibilitam a desconstrução da representação feminina tradicional e de que maneira o corpo feminino é visto como um lugar de acumulação de sabedoria e resistência. As análises serão efetuadas a partir das chaves interpretativas dos estudos feministas e de gênero. Para tal, serão utilizados os arcabouços teóricos de Avtar Brah (2006), Elaine Showalter (1993; 2004), Elizabeth Grosz (2000), Michelle Perrot (2003), Pierre Bourdieu (2002), Rebecca Solnit (2017) e Silvia Federici (2017), entre outros.||The poetry of Luiza Romão reveals the feminine figure from a classic representation deconstruction point of view, permeated by myths and taboos that through the centuries have been used to oppressively educate and control the bodies of women. Aware that the disciplinarization of the female body obeys a stereotype that serves groups which control and detain privileged positions in power relations, we propose not to reject the body, but from its standpoint, deconstruct and desecrate its representation, which is currently aligned to the patriarchal institutions in place. Thus, this article has the purpose of performing an accurate study of the poem “Virgem”, from the book Coquetel Motolove (2014), in order to verify how the poetic and literary tools enable the deconstruction of the traditional female representation and how the female body is seen as a place of cumulative wisdom and resistance. The analyses shall be made from key interpretations of gender and feminism studies. For such, the following authors shall be used as theoretical background: Avtar Brah (2006), Elaine Showalter (1993; 2004), Elizabeth Grosz (2000), Michelle Perrot (2003), Pierre Bourdieu (2002), Rebecca Solnit (2017) and Silvia Federici (2017), among others.
ISSN
1984-4018
Periódico
Colaboradores
Capes
Autor
Lousa, Pilar Lago e | Camargo, Flávio Pereira
Data
12 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/8304 | 10.30612/raido.v12i31.8304
Idioma
Relação
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/8304/5022 | /*ref*/AHMED, Sara. Feminist Futures. In: EAGLETON, Mary. A Concise Companion to Feminist Theory. London: Blackwell, 2003. p. 236-254. | /*ref*/BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. | /*ref*/BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. | /*ref*/BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu. Campinas, n. 26, p. 329-376, jan-jun 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332006000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 05 jun. 2017. | /*ref*/D’ALVA, Roberta. Teatro hip-hop: a performance poética do ator-MC. São Paulo: Perspectiva, 2014. | /*ref*/ÉSQUILO. Oréstia: Agamêmnon, Coéforas, Eumênides. Rio de Janeiro: ZAHAR, 2010. | /*ref*/EURÍPEDES. Medeia. São Paulo: Editora 34, 2010. | /*ref*/FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017. | /*ref*/GROSZ, Elizabeth. Corpos Reconfigurados. Cadernos Pagu, Campinas, n. 14, p. 45-86, jan-jun 2000. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8635340 Acesso em: 31 ago. 2017. | /*ref*/LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. In: ______, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 7-34. | /*ref*/NOVAES, Joana Vilhena. Beleza e feiura: corpo feminino e regulação social. In: PRIORE, MARY DEL; AMANTINO, Márcia (orgs.) História do corpo no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2011, pp. 477-506. | /*ref*/PERROT, Michelle. Os silêncios do corpo da mulher. Tradução Luiz Antônio Oliveira de Araújo. In: MATOS, Maria Izilda Santos de, SOIHET, Rachel (orgs). O corpo feminino em debate. São Paulo: Editora da Unesp, 2003. pp. 13-28. | /*ref*/ROMAO, Luiza. Coquetel Motolove. São Paulo: Selo Burro, 2014. | /*ref*/SOLNIT, Rebecca. A mãe de todas as perguntas: reflexões sobre os novos feminismos. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das letras, 2017. | /*ref*/SHOWALTER, Elaine. Anarquia sexual: sexo e cultura do fin de siècle. Tradução Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. | /*ref*/SHOWALTER. Elaine. Histéricas: a histeria e a mídia moderna. Tradução Heliete Vaitsman. Rio de Janeiro: Rocco, 2004. | /*ref*/TIBURI, Márcia. Aborto como metáfora. In: RODRIGUES, Carla; BORGES, Luciana; RAMOS, Tânia Regina Oliveira (Orgs.). Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Funarte, 2016, pp. 135-147
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Raído
Fonte
Raído; v. 12, n. 31 (2018); 24-40 | 1984-4018
Assuntos
Letras. Linguística e Artes. Letra. Literatura Brasileira Contemporânea. | Poesia contemporânea. Autoria feminina. Estudos de gênero. Corpo e resistência. Luiza Romão. | Contemporary poetry. Female authorship. Body and resistance. Gender studies. Luiza Romão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion