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O Desenvolvimento da Argumentação Matemática por Estudantes de uma Turma do Ensino Fundamental||O Desenvolvimento da Argumentação Matemática por Estudantes de uma Turma do Ensino Fundamental
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Metadados
Descrição
O uso de argumentos válidos não surge de maneira espontânea, sendo adquirido apenas com a prática. Este estudo foi desenvolvido para proporcionar, aos estudantes, oportunidades planejadas de atividades motivadoras para desencadear a argumentação em turmas do Ensino Fundamental. O foco do artigo é compreender como a argumentação evoluiu quando os estudantes envolvidos na conjectura a incorporaram ao ensino regular de matemática durante dois anos consecutivos. Trabalhou-se com um grupo de 6 professores para desenvolver tarefas de conjectura e estratégias pedagógicas para apoiá-los no ensino e, com isso, melhorar a qualidade da argumentação de 24 estudantes do 3º e do 4º ano. Os dados coletados consistiram principalmente de tarefas de conjectura, gravações em áudio e vídeo de observações em sala de aula e das folhas de trabalho dos estudantes. Os resultados indicam que a evolução da argumentação foi identificada por dois aspectos: as características e a qualidade da argumentação. ||O uso de argumentos válidos não surge de maneira espontânea, sendo adquirido apenas com a prática. Este estudo foi desenvolvido para proporcionar, aos estudantes, oportunidades planejadas de atividades motivadoras para desencadear a argumentação em turmas do Ensino Fundamental. O foco do artigo é compreender como a argumentação evoluiu quando os estudantes envolvidos na conjectura a incorporaram ao ensino regular de matemática durante dois anos consecutivos. Trabalhou-se com um grupo de 6 professores para desenvolver tarefas de conjectura e estratégias pedagógicas para apoiá-los no ensino e, com isso, melhorar a qualidade da argumentação de 24 estudantes do 3º e do 4º ano. Os dados coletados consistiram principalmente de tarefas de conjectura, gravações em áudio e vídeo de observações em sala de aula e das folhas de trabalho dos estudantes. Os resultados indicam que a evolução da argumentação foi identificada por dois aspectos: as características e a qualidade da argumentação.
ISSN
0100-3143
Periódico
Colaboradores
This article is based on work supported by the Ministry of Science and Technology of Taiwan under grant No. MOST 103-2517-S-134 -001 -MY3.
Autor
Lin, Pi-Jen
Data
19 de junho de 2018
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/76887/48477 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/76887/48478 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/76887/45397 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/76887/45398
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Educação & Realidade | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação & Realidade; v. 43, n. 3 (2018) | Educação & Realidade [Education & Reality]; v. 43, n. 3 (2018) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
mathematics education | Argumentação; Conjectura; Planejamento de Tarefa; Ensino Fundamenta | Argumentação; Conjectura; Planejamento de Tarefa; Ensino Fundamental
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion