Descrição
Esse trabalho busca compreender a produção e circulação do conhecimento científico discutindo, especificamente, possíveis paradoxos e rupturas que passam a constituir o discurso científico na atualidade. A discussão estabeleceu-se de forma indireta, pois a pesquisa foi desenvolvida através da análise do discurso científico resignificado pelo discurso divulgação de ciência produzido pela Revista Ciência em Curso (www.cienciaemcurso.unisul.br). Assim, a partir de uma perspectiva discursiva (PECHÊUX, 1969, 1975 e ORLANDI, 1996, 1999, 2001) refletimos sobre os procedimentos envolvidos no trabalho de divulgação científica problematizando as possíveis transformações e rupturas que estariam afetando a ciência na contemporaneidade.||This work seeks to understand the production and circulation of scientific knowledge, discussing, specifically, possible paradoxes and fissures which go to constitute the scientific discourse today. The discussion was established indirectly, because the research was developed through the analysis of scientific discourse re-signified by the speech produced by the disclosure of Science Laboratory Course Magazine (www.cienciaemcurso.unisul.br). Thus, from a discursive perspective (Pechêux, 1969, 1975, Orlandi, 1996, 1999, 2001) reflects on the procedures involved in the work of scientific questioning the possible changes and disruptions that would be affecting contemporary science.