Descrição
Este artigo apresenta sequências discursivas da Base Nacional Comum Curricular (2017) para o ensino fundamental, sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI). O objetivo principal é perceber efeitos de sentido oriundos da globalização no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Como objetivos específicos relacionam-se identificar os lugares ocupados pela língua inglesa no espaço escolar dos anos finais do ensino fundamental; perceber aspectos da globalização que permeiam o ensino da língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental; identificar correspondências do interdiscurso sobre a importância da língua inglesa. Justifica-se este trabalho perante o recorrente questionamento sobre o porquê aprender a língua inglesa na escola. Como metodologia de análise, pautam-se conceitos da Análise de Discurso por meio dos dispositivos teóricos da paráfrase e ressonância discursiva, do interdiscurso, de noção de língua, da língua fluida e da língua imaginária e de madeira. Para as análises são mobilizadas opiniões de especialistas sobre, por exemplo, como se dá o ensino de língua inglesa nas escolas, a fluidez na língua, a partilha de cultura, o mito do falante nativo, a autonomia do aluno nos estudos e a mobilização necessária para aprender a nova língua.