-
O El alumno lector en el discurso de los documentos oficiales de enseñanza||O The student reader in the discourse of official teaching document||O aluno leitor no discurso de documentos oficiais de ensino (The student reader in the discourse of official teaching document)
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artículo tiene como objetivo presentar los resultados de una investigación acerca del imaginario discursivo sobre el alumno lector en algunos documentos oficiales de enseñanza - PCN (1998), OCEM (2006) y DCE / PR (2008) -, al trataren de las asignaturas de Lengua Portuguesa, Filosofía y Historia. Con el aporte teórico del análisis del discurso de matriz francesa, buscamos aprehender cuales imágenes de lector se construyen allí y cuales de sus efectos de sentido pueden impactar la enseñanza-aprendizaje de lectura. Los datos muestran que, en dichos documentos, la imagen de alumno lector está vinculada a la de profesor formador de lector, poniendo Lengua Portuguesa y Filosofía por un lado e Historia por el otro.||This article aims to present the results of an investigation about the discursive imaginary about the student reader in some official teaching documents – PCN (1998), OCEM (2006) and DCE/PR (2008) – when dealing with the subjects of Portuguese Language, Philosophy and History. With the theoretical support of French Matrix Discourse Analysis, we seek to understand which reader images are built there and which of its meaning effects may impact reading teaching and learning. The data show that in such documents the image of student reader is linked to that of teacher-reader, putting Portuguese Language and Philosophy on one side and History on the other.||Este artigo visa apresentar os resultados de uma investigação acerca do imaginário discursivo sobre o aluno leitor em alguns documentos oficiais de ensino – PCN (1998), OCEM (2006) e DCE/PR (2008) –, ao tratarem das disciplinas de Língua Portuguesa, Filosofia e História. Com o aporte teórico da Análise de Discurso de matriz francesa, buscamos apreender quais imagens de leitor são ali construídas e quais de seus efeitos de sentido podem impactar o ensino-aprendizagem da leitura. Os dados revelam que, em tais documentos, a imagem de aluno leitor está atrelada à de professor formador de leitor, colocando Língua Portuguesa e Filosofia de um lado e História de outro.
ISSN
1808-1355
Periódico
Autor
Nascimento, Maria Regina de Jesus | Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio
Data
3 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5821 | 10.22481/el.v18i2.5821
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Estudos da Língua(gem)
Fonte
Estudos da Língua(gem); v. 18 n. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 79-96 | Language Studies; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 79-96 | Études de Langues; Vol. 18 No. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 79-96 | Estudios del lenguaje; Vol. 18 Núm. 2 (2020): Estudos da Língua(gem) - ISSN: 1982-0534; 79-96 | 1982-0534 | 1808-1355 | 10.22481/el.v18i2
Assuntos
Aluno leitor. Imaginário discursivo. Documentos oficiais de ensino | Student reader. Discursive imaginary. Oficial teaching documents. | Alumno lector; imaginario discursivo; documentos oficiales de enseñanza.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Reviewed by peers | text | Revisión por pares | texto | Avaliado pelos pares | texto