-
O elo lar-comunidade-escola nos programas de biletramento inglês-português nos Estados Unidos||O elo lar-comunidade-escola nos programas de biletramento inglêsportuguês nos Estados Unidos
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo apresenta um levantamento sobre a influênciado lar, da comunidade e da escolana manutenção da língua e cultura minoritárias em crianças matriculadas em programas de biletramento (que ensinam a ler e a escrever em duas ou mais línguas) enquanto residentes de comunidades de imigrantes nos Estados Unidos. Este artigo traz o pano histórico, adescrição dos programas dos tipos Two-Way Immersion e Transitional Bilingual Programdisponíveisno país atualmente, e a legislação estadual vigente de um sistema escolar relativamente descentralizado a fim de encontrar um elo entre o papel de cada um de seus participantes –a família, a comunidade e a escola – como uma fundamentação teórica formulada a partir da perspectiva sócio cultural. Um dos temas resultantes mais eminentes é a construção constante de uma identidade bicultural para suportar o biletramento, ou seja, a junção de práticas culturais e sociais em mais de uma língua por todos envolvidos para que a estrutura e o investimento bilíngue se sustente por médio a longo prazo. As implicações relacionadas ao crescimento de famílias de diversidade linguística e cultural no mundo também são discutidas.||This article presents research onthe home, community and school influence in maintaining minority language and culture of schoolchildren while enrolled in biliteracy programs (reading and writing teaching in two or more languages) and residing in foreign communities in the United States. This article brings the historical background, the description of the English-Portuguese Two-Way Immersion andTransitional Bilingual Programs available in the country today, and the current state legislation of a relatively decentralized school system in order to locate thebondamongeach participant’s role - family, community and school - as the theoretical foundation that is formulated from Sociocultural Perspective. One of the most prominent results is the constant construction of a bicultural identity in order to support biliteracy, i.e., the junction of cultural and social practices in more than one language by everyone involved so that the structure and bilingual investment is sustainable in the mid to long run. The implications related to the growth of linguistically-and-culturally-diverse families in the world are also discussed.
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Ramos-Sollai, Sílvia
Data
31 de outubro de 2015
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/441 | 10.35572/rlr.v4i2.441
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 4, n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 99-114 | Revista Letras Raras; v. 4, n. 2 (2015): Estudos sobre a Língua Inglesa: ensino e outras perspectivas; 99-114 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v4i2
Assuntos
Biletramento; Identidade bicultural; Famílias de diversidade linguística e cultural; | Biliteracy; Bicultural identity; Linguistically-and-culturally-diverse families;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion