-
O ensino de Ciências Sociais na Faculdade Catarinense de Filosofia||The teaching of Social Sciences at the Faculdade Catarinense de Filosofia
- Voltar
Metadados
Descrição
A história das ciências sociais brasileiras tem sido continuamente revisitada, normalmente tomando-se como marco inaugural a criação dos cursos de graduação em ciências sociais. Reconhecendo-se que estas tiveram diferentes temporalidades nas diversas regiões do país, e que seu processo de institucionalização ocorreu, por vezes, por meio de cátedras em outros cursos de graduação, busca-se, neste trabalho, trazer uma contribuição original para a discussão para esta área. O artigo foca-se na análise das primeiras cátedras de ciências sociais (antropologia cultural e sociologia) criadas na Faculdade Catarinense de Filosofia, instituição fundada na década de 1950 em Florianópolis, por meio dos “relatórios de ensino” produzidos pelos primeiros professores dessas disciplinas. Ressalta-se o caráter de formação de elites culturais que a instituição possuía e a afinidade das discussões desenvolvidas nesse espaço com o debate intelectual da época.Palavras-chave: história das ciências sociais, ensino de ciências sociais, elites culturais, ensino superior.||The history of Brazilian social sciences has been continuously revisited, usually taking as an inaugural landmark the creation of the undergraduate courses in social sciences. Recognizing that the social sciences had different temporalities in the different regions of the country, and that their process of institutionalization occurred sometimes through classes in other undergraduate courses, this work seeks to bring an original contribution to the discussion for this area. The article focuses on the analysis of the first classes of social sciences (cultural anthropology and sociology) created at Faculdade Catarinense de Filosofia (Catarinense Faculty of Philosophy), an institution founded in the 1950’s in Florianópolis, through the “teaching reports” produced by the first professors of these classes. It is important to note the character of the formation of a cultural elite that the institution possessed, and the affinity of the discussions developed in this space with the intellectual debate of that time.Keywords: history of social sciences, teaching social science, cultural elite, higher education.
ISSN
2177-6229
Periódico
Autor
Oliveira, Amurabi
Data
8 de março de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2018.54.1.11 | 10.4013/csu.2018.54.1.11
Idioma
Editor
Fonte
Ciências Sociais Unisinos; v. 54 n. 1 (2018): Janeiro/Abril; 117-125 | 2177-6229 | 1519-7050
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion