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O ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental de nove anos
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Metadados
Descrição
O artigo apresenta resultados de pesquisa realizada em 2013, em município do interior do Paraná, com o objetivo de analisar as relações entre a nova organização do ensino fundamental com nove anos de duração e o ensino-aprendizagem de leitura e escrita nos anos iniciais. Fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vigotski, que atribui papel essencial à escola no desenvolvimento cultural dos sujeitos, foi realizada mediante análise de documentos e entrevistas com professores de 5º e 6º anos de escolas públicas. São apresentados movimentos e significados da ampliação do ensino fundamental, no âmbito das atuais políticas de gestão educacional, e reflexões sobre a ampliação do ensino fundamental e o ensino e aprendizagem de leitura e escrita. Os resultados destacam a importância da antecipação do ingresso na escola para a melhoria dos desempenhos dos alunos em leitura e escrita e apontam a necessidade de conjugação de políticas de reorganização curricular e de formação de professores, para qualificar a formação linguística de professores e alunos.
Palavras-chave: Ensino Fundamental de nove anos, leitura, escrita, formação de professores alfabetizadores.
Abstract
This paper presents results of research performed in 2013 by analysis of documents and interviews with teachers of 5th and 6th grades of state and local public schools, aiming to analyze the relationships between the new organization of elementary school with nine years of lasting, and the teaching of reading and writing in the early years of learning, in the countryside of Parana State. The studies were based in the historical cultural perspective and the studies of Vigotsky’s language, which understand the language as a social phenomenon, constituting of subjects and resulting in the cultural dimension of human experience. Movements and meanings of the expansion of elementary education are presented, within national funding policies and educational management, affiliated to the new world order; perceptions of the subjects about the change; and reflections on the relationship between the expansion of elementary education with its goals, which are positive for teaching and learning in reading and writing. This study also point out to the need for curricular reorganization, this politics conjunction with the qualification of teacher’s formation and school spaces and times of education, so that they find out the specific age groups involved and focuses on mechanisms that qualify language training for students and teachers.
Keywords: Elementary School of nine years. Literacy teacher training. Reading. Writing.
ISSN
2238-1279
Autor
Fabiana Birch; UNIOESTE
Data
14 de fevereiro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 16, No 42 (2019); 330-348
Tipo
Avaliado por Pares