Descrição
Considerando o “boom” que o ensino e a aprendizagem de Português Língua Estrangeira (dovarante PLE) tem passado nos últimos trinta anos, em especial, o português falado no Brasil, este texto recupera uma história complexa e contraditória, o ensino de uma língua estrangeira moderna. Árdua tarefa e que por vezes pode ser considerada incompleta por ser um trabalho de folego e prolongado estudo. Não obstante, o percurso apresentado propõe-se a traçar a história do ensino das línguas estrangeiras modernas no Brasil, a partir de um enfoque aparentemente linear; em seguida resgatar a história do ensino de PLE no Brasil e relacionando-a ao campo do ensino de línguas estrangeiras modernas; e, por fim, refletir sobre o presente momento no qual a emergência da área de PLE encontra-se analisada na perspectiva discursiva, percebendo a língua portuguesa do Brasil como uma língua transnacional (ZOPPI FONTANA, 2009). Desse modo, percebe-se a complexidade desta área e a necessária medida de reflexões que levam a ações transformadoras no campo educativo.