-
O FUTURO PROFISSIONAL SOCIALMENTE RESPONSÁVEL: UNIVERSIDADE DE GUANAJUATO
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo deste trabalho é explorar o conhecimento e as convergências perceptuais que existem entre estudantes e coordenadores de cursos, de diversos programas educativos do Campus Guanajuato da Universidade de Guanajuato (México) com relação à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Universitária (RSU). O presente estudo é de tipo qualitativo, empregaram-se grupos focados com os estudantes e entrevistas em profundidade com os coordenadores.Os principais resultados deste estudo refletem que estudantes e coordenadores têm conhecimento sobre os conceitos de RSE e RSU, simultaneamente que identificam ações relacionadas em diversos contextos, principalmente com a orientação para temas de meio ambiente e ações sociais. Assim mesmo, são capazes de identificar atividades voluntárias e obrigatórias que poderiam ser consideradas no enquadramento da RSE, e atividades dependentes e independentes da universidade; bem como as principais motivações para adotá-las, relacionadas com benefícios tangíveis e intangíveis e com orientação para o gerenciamento. Entre os coordenadores se reconhece a importância da RSU e sua contribuição na formação dos estudantes. De modo geral, compartilha-se uma preocupação sobre a ética e se reconhece a necessidade de maior envolvimento e integração da RSU nas agendas dos tomadores de decisões institucionais.Finalmente, mediante a análise interpretativa, geramos um modelo que adverte a existência duma concorrência de RSU, a mesma que foi desenvolvida em diferentes níveis entre os estudantes, com orientação tendencialmente para as preocupações meio ambientais e à sociedade.
ISSN
1807-1600
Periódico
Autor
Sánchez-Fernández, María Dolores | Portillo, Héctor López | Padilla, Claudia Gutiérrez
Data
24 de julho de 2015
Formato
Identificador
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2830 | 10.15628/holos.2015.2830
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 HOLOS | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
HOLOS; v. 3 (2015); 286-307 | 1807-1600
Assuntos
Ciências Ambientais e Administração, Educação, Ensino | RSE, responsabilidade social universitária, México, programas educativos, universidades
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion