Descrição
Este artigo relata algumas considerações advindas de investigação na tentativa de refletir sobre o habitus professoral na constituição da prática pedagógica dos professores. Esta reflexão possibilita compreender como a trajetória de vida dos professores influencia na constituição do ser
professor e, para isso, considera que seus saberes e ações, são provenientes das experiências dos diversos campos sociais dos quais esses professores originam ou convivem. Para tanto, são analisados
dois conceitos: habitus, segundo a teoria sociológica de Pierre Bourdieu; e o conceito de habitus professoral, apreendido em artigos e textos que analisam e refletem sobre os saberes docentes, as relações entre o habitus e a prática, particularmente, em Philippe Perrenoud. O resultado
deste estudo permite entender que a constituição do professor não está delimitada apenas à sua formação e fornece elementos suficientes para compreender como o habitus professoral está presente nas práticas pedagógicas dos professores. Para confirmar esse resultado, foram
realizadas entrevistas com cinco professores que afirmaram terem sido influenciados por alguns professores na escolha, da profissão, na maneira de agir em sala e que, utilizam ainda hoje, dessas influências e experiências, aliadas ao tempo de docência, para fazerem-se professores.