-
O LUGAR DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA DO CAMPO
- Voltar
Metadados
Descrição
O objetivo geral do estudo foi analisar como o ensino de Ciências Naturais desenvolvido na Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos contempla práticas e conhecimentos sobre a agricultura familiar camponesa. O estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por ser esta a que melhor se adequou aos objetivos da investigação. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada, realizada com a professora de Ciências. Também, foi feita a análise documental dos livros didáticos e do Projeto Político Pedagógico da Escola. O cenário da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos, localizada no município de Teresina (PI). Os resultados apontam que o ensino de Ciências Naturais desenvolvido na Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos não contempla práticas e conhecimentos sobre agricultura familiar camponesa, assim como, os livros didáticos da disciplina de Ciências trabalhados nas turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental também não dispõem de conteúdos sobre esse tema. Os conhecimentos e práticas da agricultura familiar camponesa são trabalhados, exclusivamente, nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia ministradas nas turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, é necessário desenvolver práticas educativas interdisciplinares, em que as disciplinas obrigatórias sejam trabalhadas articuladas as disciplinas das áreas técnicas, de modo que, os educandos tenham a oportunidade de participar de atividades educativas significativas, que contribuam para articulação da teoria e prática e melhoria da qualidade de vida no campo.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
Melo, Raimunda Alves | Leite, Tiago Célio de Sousa Leite Sousa
Data
12 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2237 | 10.5016/camine.v10i1.2237
Idioma
Relação
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2237/2339 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2237/2343 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2237/2376 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2237/2377 | https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/2237/2378
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 10 n. 1 (2018); 111-135 | 2175-4217 | 10.5016/camine.v10i1
Assuntos
Currículo. EFA. Agricultura Familiar Camponesa. Ensino de Ciências. | Agricultura Familiar Campones e Currículo Escolar
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por pares | Análise documental e pesquisa de campo