-
O lugar das práticas curriculares diante do avanço da lógica privada sobre o setor público: o Emiti em Santa Catarina||The place of curriculum practices before the advance of private logic on the public sector: the Emiti in Santa Catarina||El lugar de las prácticas curriculares ante el avance de la lógica privada sobre el sector público: el Emiti en Santa Catarina
- Voltar
Metadados
Descrição
Fatores políticos e, principalmente, econômicos têm afetado as políticas educacionais, influenciando o funcionamento dos sistemas de ensino, que numa visão utilitarista e economicista vêm promovendo um avanço da lógica privada sobre o setor público. A questão de pesquisa a ser abordada centra-se no que representa a adoção de uma proposta educacional advinda de uma instituição privada no contexto da educação pública. O presente artigo tem como objetivo discutir o lugar das práticas curriculares dos professores no Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti), considerando a parceria da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina com o Instituto Ayrton Senna (IAS). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de entrevistas com professores de uma escola de Ensino Médio da rede pública do referido estado. O referencial teórico contempla os estudos curriculares no que tange às políticas e às práticas. A discussão está pautada na percepção desses docentes a respeito das suas práticas curriculares diante da proposta do IAS. Os resultados apontam para as dificuldades na adaptação da infraestrutura para viabilização de propostas que não reconhecem as realidades locais e para a restrição da autonomia curricular dos professores.||Political and, mainly, economical factors have been affecting educational policies, influencing the functioning of education systems, which in a utilitarian and economist point of view has promoted an advance of private logic over the public sector. The issue to be addressed focuses on the meaning of the adoption of an educational proposal from a private institution in the context of public education. This article aims to discuss the place of teachers’ curricular practices in integral High School- Full Time High School (Emiti), considering the partnership of Santa Catarina State Department of Education with the Ayrton Senna Institute. The research, with a qualitative approach, was developed through interviews with teachers of a public high school in the state. The theoretical framework contemplates curriculum studies, in terms of policies and practices. The discussion is based on the perception of these teachers about their curricular practices regarding the proposal of the Ayrton Senna Institute. The results indicate difficulties in adapting the infrastructure to enable proposals that do not recognize local realitiesand to restriction of the curricular autonomy of the teachers.||Los factores políticos y principalmente económicos, han afectado a las políticas educativas, influyendo en el funcionamiento de los sistemas educativos, que desde una perspectiva utilitaria y economista han promovido un avance de la lógica privada sobre el sector público. La pregunta de investigación que debe abordarse se centra en la adopción de una propuesta educativa de una institución privada en el contexto de la educación pública. Este artículo tiene como objetivo discutir el lugar de las prácticas curriculares de los maestros en la escuela secundaria a tiempo completo (Emiti), considerando la asociación del Departamento de Educación del Estado (Provincia del Brazil) de Santa Catarina con el Instituto Ayrton Senna (IAS). La investigación, con un enfoque cualitativo, se desarrolló a través de entrevistas con maestros de una escuela secundaria provincial. El marco teórico incluye estudios curriculares sobre políticas y prácticas. La discusión se basa en la percepción de estos maestros con respecto a sus prácticas curriculares en vista de la propuesta de IAS. Los resultados apuntan a las dificultades para adaptar a la infraestructura para permitir propuestas que no reconocen las realidades locales y a la restricción de la autonomía curricular de los docentes.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Garcia, Berenice Rocha Zabbot | Voigt, Jane Mery Richter
Data
1 de fevereiro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/10578 | 10.5335/rep.v27i1.10578
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Berenice Rocha Zabbot Garcia, Jane Mery Richter Voigt | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 27 n. 1 (2020): PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 131-146 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares