Descrição
Reconhecendo em Jean Piaget um dos mais importantes pensadores do século XX e, na sua obra, uma das maiores contribuições para se compreender os processos de aquisição de conhecimento, o estudo apresentado tem o propósito de perscrutar como este autor concebe as relações entre indivíduo e sociedade no processo de desenvolvimento cognitivo. Não obstante o fato de Piaget não ter tomado os aspectos sociais como fulcro de suas atenções no estudo da aprendizagem e do desenvolvimento infantil, o essencial da sua teoria aponta as relações sociais como elementos inerentes aos processos de aprendizagem escolar e tela de fundo sobre a qual se realiza a construção do conhecimento. Diante de tal problemática, o estudo está organizado em seis breves seções, tratando-se nelas dos seguintes temas: os interlocutores privilegiados de Piaget no campo da sociologia; conceitos de sociedade e totalidade social; relações entre conhecimento individual e interação social; o progresso lógico e a socialização da criança; o papel da linguagem no desenvolvimento cognitivo infantil; possibilidades e limitações da ação do professor na aprendizagem da criança.