-
O MARAVILHOSO PRIMEIRO ANO DE VIDA (tradução)||THE WONDERFUL FIRST YEAR OF LIFE (Translation to Portuguese)
- Voltar
Metadados
Descrição
A imensa potencialidade do primeiro ano de vida e de este ser fundamental para o desenvolvimento da personalidade são discutidos aqui em uma perspectiva relacional, evidenciando o significado fundamental da qualidade da interação precoce, verbal e não verbal, entre a criança e as suas educadoras ou educadores. Também é demonstrado o papel fundamental das emoções e das experiências interpessoais na construção da arquitetura da mente infantil. Palavras-chave: relação pais/mães-criança; neurobiologia do desenvolvimento mental precoce; papel das educadoras; emoções dos adultos. DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199970 Veja também o original em Italiano publicado nesta edição. Sommario Le immense potenzialità del primo anno di vita ed il loro essere a fondamento dello sviluppo della personalità vengono discusse qui in una prospettiva relazionale, evidenziando il significato fondamentale della qualità delle interazioni precoci, verbali e non verbali, tra il bambino ed i suoi caregiver. Viene sottolineato anche il ruolo-chiave delle emozioni e dei vissuti interpersonali nella costruzione dell’architettura della mente infantile. Parole chiave: Relazione genitore-bambino; neurobiologia dello sviluppo mentale precoce; ruolo dell’educatrice; emozioni degli adulti. ||The extraordinary potentialities during the first year of life and the fact that they are at thebasis of the development of personality are proposed here using a relational prospective. Thefundamental significance connected to the quality of the precocious verbal and non–verbalinteractions between infants and their caregiver is evidenced as well. The key-role of theinterpersonal emotions and feelings inside the construction of the infants’ mind architectureis highlighted.Keywords: Parent-children relationship; neurobiology of mental development in childhood;role of the caregiver; adults’emotions.DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199970
ISSN
1982-7199
Autor
Ongari, Barbara
Data
13 de fevereiro de 2014
Formato
Identificador
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/970 | 10.14244/19827199970
Idioma
Fonte
Revista Eletrônica de Educação; v. 7, n. 3 (2013); 257 - 263 | Revista Eletrônica de Educação; v. 7, n. 3 (2013); 257 - 263 | 1982-7199
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion