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O mercado do comércio justo
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Metadados
Descrição
O texto articula o pensamento social sobre a categoria mercado e aplica o que é denominado aqui de conceito sociológico de mercado ao modelo de mercado do comércio justo. O comércio justo é um modelo alternativo ao mercado convencional e traz inúmeros elementos para o questionamento do atual modelo de mercado internacional. Assim, o objetivo do artigo é analisar o mercado como um conceito sociológico e interpretar o modelo de mercado do comércio justo de acordo com as concepções balizadas pelo aporte teórico de Weber, Polanyi e Granovetter, autores que contribuíram com a sociologia econômica trazendo ao debate o mercado como um espaço de ação social. Metodologicamente utiliza-se a pesquisa exploratória através de uma revisão bibliográfca. Aqui é considerado omercado como fruto das relações sociais e é evidenciado que o mercado do comércio justo faz uso das relações entre os atores sociais para questionar o modelo de mercado internacional convencional, apresentando outro modelo de comercialização que considera questões sociais além das econômicas.
ISSN
2446-5674
Autor
Carvalho, Antonio Daniel Alves
Data
22 de setembro de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Antonio Daniel Alves Carvalho
Fonte
Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol 4 No 6 (2017): Equatorial; 112-125 | Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; Vol. 4 Núm. 6 (2017): Equatorial; 112-125 | Equatorial – Revista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social; v. 4 n. 6 (2017): Equatorial; 112-125 | 2446-5674
Assuntos
Mercado | Sociologia Econômica | Comércio Justo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion