-
O movimento de um ethos profissional num currículo de formação em Educação Física ||El movimiento de un ethos profesional en un currículo de formación en Educación Física ||The movement of a professional ethos in a training curriculum in Physical Education
- Voltar
Metadados
Descrição
Com um gesto teórico-metodológico de viés pós-estrutural, esboçado por uma mobilização cartográfica do conceito foucaultiano de dispositivo, o presente artigo problematiza o currículo de um curso de formação em Educação Física constituído a partir de um modelo generalista. Impelidos pelo interesse em perscrutar o funcionamento e os efeitos de um ethos profissional que enuncia a unicidade integradora de uma trajetória formativa e a vincula à aquisição de um vasto repertório de habilidades profissionais, requeridas pela atuação tanto em contextos escolares quanto não escolares, deslocamo- nos sobre um plano discursivo composto pelo projeto curricular do curso e por narrativas de professores, egressos e alunos concluintes. Defrontamo-nos, então, com um mecanismo disjuntivo, que perturba, implode e fratura, por intermédio de suas próprias investidas, a matriz profissional que esteia o dispositivo curricular, deslindando-nos a condição contingente e indômita de um currículo.
||
Con un gesto teórico-metodológico de sesgo postestructural, perfilado por una movilización cartográfica del concepto foucaultiano de dispositivo, este artículo problematiza el currículo de un curso de formación en Educación Física basado en un modelo generalista. Impulsados por el interés en examinar el funcionamiento y los efectos de un ethos profesional que enuncia la unidad integradora de una trayectoria formativa y la vincula a la adquisición de un vasto repertorio de competencias profesionales, requeridas para actuar tanto en contextos escolares como extraescolares, caminamos sobre un suelo discursivo compuesto por el diseño curricular del curso y por narrativas de docentes, graduados y estudiantes. Nos enfrentamos, entonces, a un mecanismo disyuntivo, que perturba, implosiona y fractura, a través de sus propios ataques, la matriz profesional que sostiene el dispositivo curricular, desentrañando la condición contingente e indomable de un currículo.
||
With a theoretical-methodological gesture of post-structural bias, outlined by a cartographic mobilization of the Foucaultian concept of device, this article problematizes the curriculum of a training course in Physical Education based on a generalist model. Impelled by the interest in examining the functioning and effects of a professional ethos that enunciates the integrative unity of a formative trajectory and links it to the acquisition of a vast repertoire of professional skills, required by acting in both school and non-school contexts, we moved on a discursive plan composed of the course's curriculum project and narratives from teachers, graduates and graduating students. We are faced, then, with a disjunctive mechanism, which disturbs, implodes and fractures, through its own attacks, the professional matrix that supports the curricular device, unraveling the contingent and indomitable condition of a curriculum.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Oliveira, Glaurea Nádia Borges de | Neira, Marcos Garcia
Data
1 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8667 | 10.22481/praxisedu.v17i46.8667
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
Fonte
Práxis Educacional; v. 17 n. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-21 | Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-21 | Práxis Educacional; Vol. 17 No. 46 (2021): Dossiê formação de professores: projetos em disputa ; 1-21 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Currículo | Formação em Educação Física | Formação docente | Currículo | Formación profesional en Educación Física | Formación docente | Curriculum | Physical Education training | Teacher training
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares