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O Pagador de Promessas and Madame Satã: filmic photography and the spectator||O Pagador de Promessas e Madame Satã: fotografia fílmica e o espectador
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Metadados
Descrição
In a movie, the direction of photography is in charge of turning the ideas of a script into reality, from the aesthetic concept defined by the movie director. The choice for lighting, takes, angles and the movement of the camera aim the construction of the filmic narrative as well as its comprehension by the spectator. Nevertheless, beyond technical issues, it is important to consider that this spectator is part of the construction of filmic meanings according to their own knowledge. In order to elucidate how photography details add information to the work, beyond bibliographical references on the subject, the movies O pagador de promessas and Madame Satã are analyzed from a more superficial approach, and comparing how the author’s knowledge on photography interferes in her comprehension about camera and lighting choices, allowing her to participate more actively on the narrative. Reflections about the different layers of information inside a movie take and how spectators can infer more abstract knowledges, depending on their own understanding about technical choices of what can be seen on screen, highlight the importance of knowing how to read an image.||Em um filme, cabe a direção de fotografia a responsabilidade de materializar as ideias de um roteiro em imagens, a partir do conceito estético definido pela direção fílmica. A escolha da iluminação, dos planos, da angulação e do movimento da câmera objetivam tanto a construção do discurso fílmico quanto a compreensão deste por parte do espectador. Contudo, aquém das questões técnicas, é necessário também levar em conta há a participação desse espectador como parte da construção dos sentidos fílmicos de acordo com seus próprios conhecimentos. Buscando elucidar como detalhes da fotografia agregam informações a obra, além de referência bibliográficas sobre o tema, são analisados brevemente os filmes O pagador de promessas e Madame Satã à partir de um contato mais superficial e comparando como o conhecimento da autora sobre fotografia interfere em sua interpretação sobre as escolhas de câmera e luz permitindo que ela participe mais “ativamente” da narrativa. As reflexões acerca das diferentes camadas de informações que podem estar contidas em um plano de um filme e como o leitor pode inferir em conteúdo mais abstratos dependendo de seu próprio entendimento sobre as escolhas técnicas do que aparece em quadro, ressaltam a importância de se saber ler uma imagem.
ISSN
1982-5935
Periódico
Colaboradores
Faculdade de Artes do Paraná (FAP) | CNPq
Autor
Gullo, Manoelle Fuzaro | Sirino, Salete Paulina Machado
Data
3 de maio de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 75-88 | Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 75-88 | Travessias; v. 13, n. 1 (2019); 75-88 | 1982-5935
Assuntos
Filmic photography; Cinematographic narrative; O pagador de promessas; Madame Satã. | Fotografia fílmica; Narrativa cinematográfica; O pagador de promessas; Madame Satã.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion