Descrição
Este artigo tem o objetivo de analisar a questão do letramento literário e suas interfaces com a literatura infantil e a juvenil, bem como desenvolver uma sequência didática que permita explorar a obra de Almeida Junior e sua contribuição na formação do ser humano sob a perspectiva da cidadania crítica, além de discutir o papel do professor como mediador na interação do aluno com o livro. A pesquisa foi realizada no Colégio Nossa Senhora da Conceição da rede privada do município de Porto da Folha/Se, na turma do sexto ano do Ensino Fundamental, foi aplicado um questionário e uma sequência didática explorando a obra: “Eu escravo da Internet?”, do escritor sergipano Almeida Junior, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, através de uma sequência didática foi analisado a importância da escolhas das obras literária, e como a temática está diretamente ligada ao gosto pela leitura. Feita a pesquisa, constatou-se que o trabalho com obras literárias principalmente com temáticas que aguçam o senso crítico do aluno é de suma importância, pois os aprendizes veem-se nas situações e, com isso, as aulas fluem de forma mais prazerosas, como constata a obra trabalhada na sequência didática supracitada.