Descrição
A primeira fase serial, de transição e, especialmente, o período nacionalista (1949-1960)de Claudio Santoro caracterizam-se por um crescente comprometimento ideológico. Nafase nacionalista esse comprometimento se aprofunda com a adesão às normativas do IICongresso Internacional de Compositores e Críticos Musicais, acontecido na cidade de Praga,em 1948, com o fim de definir a orientação estética em música do realismo socialista. Estaadesão tem consequências profundas no desenvolvimento estilístico de Santoro, levando--o a abandonar as técnicas atonais e seriais em favor da estética nacionalista. Neste artigocontextualizaremos essa transformação estilística da perspectiva da sua produção sinfônica,defendendo a tese de que é na Sexta Sinfonia onde se consolidam os princípios ideológicos e,também, os princípios técnicos composicionais adotados em razão da defesa e prática da estética nacionalista. Abordaremos o desenvolvimento do pensamento ideológico de Santoro. Apontaremos as influências que lhe foram determinantes, como o sinfonismo russo, destacando na análise musical a influência da Primeira Escola de Viena no processo composicional da Sexta Sinfonia.