-
O PERCURSO DE CINCO RAPAZES INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO EM PORTUGAL||EL CAMINO DE CINCO NIÑOS INSTITUCIONALIZADOS: UN ESTUDIO SOBRE LA PROPUESTA EDUCATIVA DE UNA CASA DE ACOGIDA EN PORTUGAL||THE PATH OF FIVE INSTITUTIONALIZED BOYS: A STUDY ABOUT THE EDUCATIONAL PROPOSAL FROM A FOSTER HOUSE IN PORTUGAL
- Voltar
Metadados
Descrição
The study presented has investigated the educational proposal of Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Portugal. We looked for a dialog either for theorical and empirical reflection, always considering that dialog as a scientific praxis in education. The research fits in the parameters of the phenemological- interpretative paradigm and was based on a qualitative and narrative methodology. Biographical and semi-directional interviews were used as a technique for collecting information, as well as document analysis and observation which provided us a heuristic interaction with the studied phenomenon. Content analysis was performed through a detailed cross-sectional analysis of the interviews of the participating subjects, in their perceptions of life before, after entry and during their stay in the house as well as their future perceptions. The discussion of the results suggests that the educational proposal of Casa do Gaiato de Paço de Sousa was significant in their lives, in their processes of social (re)insertion, namely in relation to a social and scholar promotion, in preparation for autonomy and transition to the labour world, acquisition of skills, identity building and formation of a critical subject.||Se apresenta uno estudo que investigó la propuesta educativa de la Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Portugal. Buscamos un diálogo a través de la reflexión teórica o de la reflexión empírica, siempre tenendo en cuenta esso mismo diálogo como una praxis cientifica en la educación. La investigacion se ajusta en los parámetros del paradigma fenomenológico-interpretativo e se fundamenta en una metedologia cualitativa y narrativa. Se realizaron entrevistas del genero biográfico y semidireccionales como técnica de recogida de información, así como la análisis y observación de documentos, lo que nos proporcionó una interacción heurística con el fenómeno estudado. El análisis del contenido se ha realizado a través de un análisis tranversal detallado de las entrevistas con los paricipantes en sus percepciones de vida antes, después y durante la estancia en la casa, así como sus percepciones futuras. La discusión de los resultados sugiere que la propuesta educativa de la Casa do Gaiato de Paço de Sousa se demostró ser significativa en sus vida, en sus procesos de (re)inserción social, es decir, en relación con una promoción social y escolar, la preparación para la autonomía y la transición para al mundo del trabajo, de adquisición de habilidades, una construccion de identidad y la formación de un sujeto crítico||Apresenta-se um estudo que investigou a proposta educativa da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Portugal. Procurámos um diálogo ora pela reflexão teórica ora pela reflexão empírica, sempre tendo em conta esse mesmo diálogo como uma praxis científica em educação. A pesquisa enquadra-se nos parâmetros do paradigma fenomenológico-interpretativo e baseou-se em uma metodologia qualitativa e narrativa. Realizaram-se entrevistas do tipo biográfico e entrevistas semidiretivas como técnica de recolha de informação, assim como a análise de documentos e a observação, que nos proporcionaram uma interação heurística com o fenómeno estudado. A análise de conteúdo foi realizada através de uma análise transversal detalhada sobre as entrevistas aos sujeitos participantes, em suas perceções de vida antes, após entrada e durante a estadia na casa assim como de suas perceções futuras. A discussão de resultados sugere que a proposta educativa da Casa do Gaiato de Paço de Sousa se revelou significativa em suas vidas, nos seus processos de (re)inserção social, designadamente em relação a uma promoção social e escolar, de preparação para a autonomia e transição para o mundo do trabalho, de aquisição de competências, de uma construção de identidade e formação de um sujeito crítico.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
Valasques, Daiane | Pereira, Fátima
Data
1 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6911 | 10.22481/praxisedu.v16i40.6911
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 509-535 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 509-535 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 40 (2020): Perspectivas para pensar as cidades: infâncias, educação, democracia e justiça (jul/set); 509-535 | 2178-2679 | 1809-0249
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares