Descrição
Este artigo tem por finalidade apresentar reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa em ambiente de educação básica e pública a partir dos trabalhos realizados enquanto bolsista do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Ensino Superior do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia. O PIBID Letras Língua Portuguesa intenta contribuir para o desenvolvimento de leitores e escritores proficientes, bem como, para a construção da identidade docente do professor em formação. Nossos trabalhos, de base qualitativa e cunho etnográfico escolar (ANDRÉ, 2009), estão sendo realizados no Colégio Estadual Almirante Barroso e acontecem alinhados aos aspectos teórico-metodológicos do PIBID Letras LP sob perspectiva crítico-funcional, refletindo ainda, a partir de aspectos presentes em documentos educacionais, como LDB, PCN e os Parâmetros curriculares do Ensino Médio, além de reflexões acerca do currículo escolar (RODRIGUES E OLIVEIRA, 2013) e língua e identidade cultural (ANTUNES, 2009). Visando contribuir para o desenvolvimento de leitores e escritores proficientes, propomos sequências didáticas (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) para realização de atividade de leitura e produção textual a partir do gênero literário narrativo, propondo temáticas em diálogo aos contextos socioculturais (FREIRE, 1981) no qual os alunos estão inseridos.